Criação de materiais audiovisuais para ações de promoção da saúde durante a pandemia da Covid-19 / Creation of audiovisual materials for health promotion actions during the Covid-19 pandemic

Cremilson de Paula Silva, Natercia Taveira Carvalhaes Dias, Larissa Sales Martins Baquiao, Milene Dias Ferreira Magri

Abstract


Diante da pandemia da COVID-19, as práticas em campo do curso Técnico de Enfermagem ficaram suspensas, nesse sentido, com o intuito de qualificar os estudantes, houve a oferta da disciplina Projeto Integrador de maneira remota para os discentes. O objetivo foi sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso técnico em enfermagem, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, desenvolvendo projetos integrados, organizados e estruturados voltados para a comunidade. Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de recursos audiovisuais, usados como ferramentas de aprendizagem na disciplina de Projeto Integrador de um curso Técnico de Enfermagem durante o primeiro semestre de 2021. As atividades realizadas possibilitaram aos estudantes a oportunidade de atuarem em equipe, desenvolvendo projetos integrados que visam disseminar informações à comunidade. A elaboração dos materiais audiovisuais permitiu maior integração entre estudantes e professores, possibilitando com isso, a troca de ideias, experiências, vivências e práticas profissionais entre todos os membros do curso, além de contribuir para o pensamento crítico, reflexivo e transformador.


Keywords


acesso à informação de saúde, conectividade, conhecimentos, mídias digitais.

References


ANON. iPods in bedside medical education: improving care in developing countries. Apple Inc. 2010.

BARROS, G.C; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de Las Tecnologías de La Información y Comunicación (epitic), v. 9, n. 1, p.1-14, 2007.

BARROS, F.C; VIEIRA, D.A.P. Os desafios da educação no período da pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.

BOTTENTUIT, J.B; MENDES, A.G.L.M; SILVA, N.M. O uso do infográfico em sala de aula: uma experiência na disciplina de literatura. Revista EducaOnline, v. 11, n. 3, p. 105-127, 2017.

DEMO, P. Metodologias Ativas: Estratégias para salvar a aula. In: Maria Masse Sakate; Cristina Yoko K. da Costa; Gilson Demétrio Ávalos. (Org.). Teia da Educação - 1ed. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação, 2017, v. 1, p. 13-32.

FREIRE, E.P.A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

MARCELO, C. A. S. et al. Estratégias de identificação de demandas em saúde de pessoas com condições crônicas: relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 8019-8031, 2022.

MAYER, R. E. Multimedia Learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press; 2001.

MOREIRA, J. A. et al.. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364. 2020.

PEDROZA, N. P. et al. Ferramentas para elaboração de infográficos: um estudo de caso. Anais do X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, p. 1-8, 2013.

ROCHA, M. B. Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática professor. Revista Práxis, v. 12, n. 1, 2020.

SILVA, L. A. A. et al. Gestão da atenção à saúde de usuários com doenças crônicas e degenerativas. Revista Saúde Santa Maria, v. 42, n.1, p. 67-74, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-229