A práxis do residente de enfermagem no processo de implantação do serviço de telecardiologia / The praxis of the nursing resident in the process of deployment of the telecardiology service

Authors

  • Raquel Maria Alexandre da Silva
  • Maria Tayná Silva Feitosa
  • Larissa dos Santos Brandão
  • Monaliza Evelyn Pereira de Sousa
  • Rodrigo Manoel do Nascimento
  • Dara Stephany Alves Teodório
  • Renata dos Santos Oliveira
  • Dulcineide Gonçalo de Oliveira
  • Simone Maria Muniz da Silva Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-242

Keywords:

telessaúde, educação em saúde, eletrocardiograma, atenção básica.

Abstract

Fundamento: justifica-se descrever o papel do residente no processo de implantação do serviço de telecardiologia em um município de Pernambuco. Objetivos: Relatar a experiência do residente de enfermagem observada no processo de implantação do serviço de teleecg. Métodos: Relato de experiência desenvolvido a partir da observação da implantação do serviço no primeiro município a optar pelo serviço em parceria com órgãos estaduais de gestão, universidade federal e estadual e o programa de residência em cardiologia. Resultados: 1.114 exames realizados. Pode-se perceber a satisfação da equipe e dos usuários, uma vez que o serviço de teleecg pode prestar assistência ao paciente de maneira rápida e eficaz. Conclusões: O teleatendimento produz bons resultados clínicos e de impacto econômico, diminuindo barreias geográficas e qualificando encaminhamentos necessários.

References

Organização Pan-Americana de Saúde. Technical package for cardiovascular disease management in primary health care. Team-based care. 2020.

Organização Mundial de Saúde. WHO methods and data sources for country-level causes of death 2000-2019. Department of Data and Analytics. 2020

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Telemedicina na Cardiologia – 2019.

Souza CFQ. Oliveira DG. Santana ADF. et al. O Enfermeiro num Programa de Telemedicina em Cardiologia no Nordeste do Brasil. Atas CIAIQ. 2017

Farah S. A Telecardiologia no apoio ao diagnóstico diferencial da dor torácica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H) do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2018.

Junior EA. Sistema de Análise de Sinal Cardíaco para Aplicação em Telecardiologia. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016.

Marcolino MS. Ribeiro AM. Assis TGP. A telessaúde como ferramenta de apoio à Atenção Primária em Saúde: a experiência da Rede de Teleassistência de Minas Gerais. Rev Med Minas Gerais 2017.

Marcolino MS, Santos TMM. Stefanelli FC. et Al. Cardiovascular emergencies in primary care: an observational retrospective study of a large-scale telecardiology servisse. Sao Paulo Med J. 2017.

Souza CFQ. Oliveira DG. Santana ADS. et Al. Avaliação da atuação do enfermeiro em telemedicina. Revista Brasileira de Enfermagem 2019.

Cook DMA. Efetividade da Telecardiologia em Pacientes Submetidos a Eletrocardiograma em Unidades de Atenção Primária à Saúde: Modelo Programa de Saúde da Família. Dissertação de Mestrado 2019.

Published

2022-05-11

How to Cite

da Silva, R. M. A., Feitosa, M. T. S., Brandão, L. dos S., de Sousa, M. E. P., do Nascimento, R. M., Teodório, D. S. A., Oliveira, R. dos S., de Oliveira, D. G., & Bezerra, S. M. M. da S. (2022). A práxis do residente de enfermagem no processo de implantação do serviço de telecardiologia / The praxis of the nursing resident in the process of deployment of the telecardiology service. Brazilian Journal of Development, 8(5), 36381–36389. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-242

Issue

Section

Original Papers