Um estudo acerca do uso do software revit para levantamento estatístico de uma residência unifamiliar / A study about the use of revit software for statistical survey of a single family residence

Leonardo Duarte Albuquerque Albuquerque, Mariana Medeiros Ximenes, José de Carlos Batista, Paulo Robson Parente Linhares, Saulo Passos Ramos, Eliane da Silva Soares Ferreira, Jefferson Souza Rocha

Abstract


Com a inserção do computador, os projetistas passaram a desenvolver, com maior velocidade e eficiência, os projetos e a extração de seus dados. Então, com o surgimento do software Revit aliado a tecnologia BIM (Building Information Modeling), os projetistas puderam ter um maior ganho em seus projetos, pois era possível fazer levantamento do quantitativo para elaboração de orçamento com maior exatidão. O objetivo deste trabalho busca elaborar um projeto de uma residência unifamiliar por meio do Revit, nota-se que, levantamento de quantitativos aliados ao BIM, apresenta vantagens, pois nele esta agregado velocidade e eficiência ao coletar dados para o levantamento.


Keywords


bim, revit, levantamento.

References


Autodesk. (2014). Entendendo os termos do Revit: Knowledge Network. Recuperado de: https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit- products/learn-xplore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2014/PTB/Revit/files/GUID- 2480CA33-C0B9- 46FD-9BDD-FDE75B513727-htm.html.

Autodesk Revit Architecture. (2021). Entendendo os termos do Revit: Knowledge Network. 2021. Recuperado de: https://help.autodesk.com/view/RVT/2021/PTB/?guid=GUID- 550F4B3E-7D49- 4A4F-BEC7-4077D5B9FC85. Acesso em: 15 abr. 2021.

Braga, P. R. (2015). Levantamento de quantitativos com uso da tecnologia BIM. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Fistarol, G. O. et al. (2015). Environmental and Sanitary Conditions of Guanabara Bay, Rio de Janeiro. Frontiers, 6. DOI: http://dx.doi.org/10.3389/fmicb.2015.01232.

Garcia, L. R., Bueno, C., & Silva, S. R. M. (2019). Estudo do potencial de ferramentas BIM aplicadas à manutenção predial em edifícios públicos. In: Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na construção, 2.. Anais... Porto Alegre: ANTAC.

Matos, C. R. (2016). O uso do BIM na fiscalização de obras públicas. Dissertação de Mestrado em Estruturas e Construção Civil, Universidade de Brasília, Brasília.

Neves, L. R. F. (2018). A Relação das Tecnologias de Projeto Utilizadas no Ensino Básico Técnico com o Mercado de Trabalho: Um Estudo de Caso. Monografia de Licenciatura em Expressão Gráfica, Universidade Federal De Pernambuco, Recife.

Oliveira, M. (2019). Análise comparativa entre execução de projetos com a utilização do BIM 1.0 em comparação a métodos 2D. Monografia de Bacharelado em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS.

Perônico, J. L. (2017). Gestão de Projetos e a Importância do PMBOK na Engenharia Civil. Centro Universitário de Brasília, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento – ICPD.

Pereira, P. P. K. (2014). Implementação do BIM no setor de planejamento e controle de uma construtora. Monografia de Especialização em Gestão de obras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Pinto, E. H. (2018). Análise de Quantitativo de elaboração do Orçamento de um Empreendimento Residencial Multifamiliar a Partir de Modelos BIM. Porto Alegre.

Santos, R. D., & Dutra, A. T. S. (2020). BIM aplicado para avaliação do Desempenho Térmico em uma residência unifamiliar popular. Brazilian Journal of Development, 6(12), 96073-96092.

Silva, J., & Comparim, L. L. (2016). Estudo de caso: análise comparativa do orçamento e planejamento de uma residência unifamiliar utilizando as ferramentas AutoCad e Revit. Monografia de Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-251