Gerenciamento de obras: um diagnóstico de conceitos e ferramentas em edificações residenciais unifamiliares na Cidade de Tianguá – CE / Works management: a diagnosis of concepts and tools in single-family residential buildings in the City of Tianguá – CE

Maria Gabriele Moreira Magalhães, Paulo Robson Parente Linhares, José de Carlos Batista, José Augusto Azevedo Laureano, Saulo Passos Ramo, Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota, Francisco Kelson Pereira Alves

Abstract


O planejamento e o gerenciamento de obras na construção civil receberam maior ênfase nos últimos anos devido à crescente demanda por empreendimentos que assegurem um produto final de qualidade. O planejamento e o gerenciamento de obras caracterizam-se por um conjunto de estratégias e ferramentas que, sendo adequadamente usadas por uma organização, influenciam positivamente a eficiência do seu sistema produtivo. Para  obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas em 3 empresas que se destacam no segmento de obras de edificações residenciais unifamiliares na cidade de Tianguá-CE. Foi realizado acompanhamento em obra a fim de analisar métodos de gestão e gerenciamento aplicados.


Keywords


planejamento, gerenciamento, ferramentas, obras, residências unifamiliares.

References


Agência Indusnet FIESP. (2017). 36 mil famílias deixam o déficit habitacional em cinco anos. Recuperado de: https://www.fiesp.com.br/observatoriodaconstrucao/noticias/936-mil-familias-deixam- o-deficit-habitacional-em-cinco-anos.

Colbari, A. (2014). A análise de conteúdo e a pesquisa empírica qualitativa in Vitória, Brasil: Metodologias e analíticas qualitativas em pesquisa organizacional. EDUFES.

Fagundes, T. P. (2013). Planejamento de Obra: Estudo de Caso, Edificação Residencial de Multipavimentos em Brasília. Monografia de Bacharelado em Engenharia Civil, UNICEUB, Brasília.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5 ed). São Paulo: Atlas.

Michel, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. (2 ed). São Paulo: Atlas, 2009.

Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico (24 ed.). São Paulo: Cortez.

Wichinheski, T. S., & Fortes, F. C. A. (2022). Classificação e quantificação dos resíduos provenientes da construção de uma residência unifamiliar. Brazilian Journal of Development, 8(3), 22328-22344.

Xavier, A. A. B., & Pinheiro, É. C. N. M. (2021). Estudo comparativo de custo para a execução de obra residencial unifamiliar na cidade de Manaus. Brazilian Journal of Development, 7(12), 115392-115413.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-252