Projeto de um sistema hidráulico para um laminador de encruamento de uma linha de zincagem / Project for a hydraulic system of skin-pass mill in a galvanizing line

Nuno Miguel de Matos Torre, Vinicius Gomes e Silva, Doutor Tiago Brandão Costa, Fernando da Silva Santos

Abstract


O processo de zincagem por imersão é quente é um dos mais usados na indústria para proteger o aço contra a corrosão atmosférica. Tem grande aplicabilidade, desde a fabricação de telhas, tubos, até chapas para estampagem automobilística e peças estruturais para a indústria civil. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema hidráulico para um laminador de encruamento, com a finalidade de melhorar o seu desempenho operacional e minimizar os gastos com energia. Para a especificação do sistema hidráulico, considerou-se as vazões necessárias para a operação de todos os cilindros hidráulicos, disponibilizando-as em três organogramas de funcionamento. Optou-se pelo maior consumo de vazão para a elaboração do projeto. No cálculo efetuado para o sistema de potência considerou-se uma pressão máxima de 210 kgf/cm2, para uma vazão de 419 l/min, sendo consideradas bombas de deslocamento positivo com 250 cm³ para 1800 rotações por minuto. Para a especificação do motor elétrico considerou-se um rendimento de 80%, resultando num motor de 175 kW. Os resultados possibilitaram a escolha da bomba e do motor através dos catálogos dos fabricantes. Verificou-se que sistemas hidráulicos projetados com bombas de deslocamento positivo variável, possuem baixo consumo de energia, com maior confiabilidade operacional, além de reduzir gastos com manutenções e inspeções. A diagnose das varáveis de processo via PLC nos possibilita a visualização remota, indústria 4.0.


Keywords


zincagem, laminador de encruamento, sistema hidráulico.

References


Bosch Rextoth. “Apostila Hidráulica.” Volta Redonda, 2013

Fox, R W, e A T McDonald. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 5ª. Rio de Janeiro: LTC, s.d.

Hannifin, Parker. “Tecnologia Hidráulica Industrial.” Apresentação M2001 - 2 BR. s.d.

Hydac. “Manual de Filtragem.” 2013.

Júnior, Ezequiel Costa. “Hidráulica Básica.” Treinamento CSN, 2011.

Rexroth, Bosch. “Catálogo A4VS0 Séries 10, 11 e 30 RE 92050/04.09.” s.d.

S.A., Schneider. “Manual de Hidráulica Básica Industrial.”

Sinha, Amit Kumar, e Ankush Anand. “Development of an alternative for corrosive resistant galvanized steel compatible for laser welding.” Materials Today: Proceedings, 2020.

Rodger, J, S. Bartlett, e A Atrens. “Corrosion of the galvanizing of galvanized-steel electricity transmission towers.” Materials Corrosion 68 (2017): 902 - 910.

WEG, Motores. “Catálogo.”




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-268