Influência do momento polar de inércia no projeto mecânico: como a geometria pode afetar na resistência dos materiais / The influence of the polar moment of inertia in mechanical design: how geometry can affect the strength of materials

David Coverdale Rangel Velasco, Fábio Seabra Puglia

Abstract


A resistência de um componente não está associada somente aos materiais que o constituem. A geometria nas quais os mesmos estão dispostos influência diretamente na resistência dos materiais. Neste sentido, o momento de inércia é um parâmetro que representa a dificuldade de uma determinada seção se deformar ao sofrer um determinado esforço. Assim, este trabalho avalia o Momento Polar de Inércia (MPI) em função da geometria da seção em diferentes cenários. O MPI foi determinado pelo Autodesk Inventor por meio da instrução propriedades da região em três cenários: com limitação de espaço, com restrição de área e com limitação de espaço para obter um determinado momento de inércia. Os resultados deste trabalho apresentaram que seções circulares tendem a otimizar o espaço, enquanto a seções poligonais possuem uma relação MPI/área superior, sendo está maior em polígonos conforme a quantidade de lados é menor. Contudo, seções circulares vazadas permitem proporcionar o mesmo MPI que seções poligonais, enquanto ocupa o mesmo espaço e necessitam de menos material.


Keywords


mecânica dos sólidos, momento polar de inércia, torção mecânica.

References


AUTODESK. Software Inventor. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2021.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo (SP): Pearson Education do Brasil, 2009.

Melconian, S. Mecânica Técnica e Resistência dos Materiais. Ed Érica, 1999.

MUNGUIA, J.; AKANDE, S.; DALGARNO, K. W. Compliant flexural behaviour in laser sintered nylon structures: Experimental test and Finite Element Analysis – correlation. Materials & Design, v. 54, p. 652–659, fev. 2014.

SCREMIN, A. Capitulo 10 - Momentos de Inércia. Universidade Federal do Paraná, 2009. Disponível em:

TELEGIN, V. V.; KOZLOV, A. M.; SAKALO, V. I. Solid Modeling and Dynamic Analysis of Mechanisms of Press-forging Machines. Procedia Engineering, v. 206, p. 1258–1263, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-278