Por que maratonamos? reflexões sobre binge watching a partir da abordagem do uso e gratificações / Why do we marathon? Reflections on binge watching from the use and gratification approach

Authors

  • Raquel Lobão Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-282

Keywords:

comportamento, consumo, séries, motivações.

Abstract

Este artigo tem como tema a produção de ficção seriada e o surgimento do comportamento de binge watching. Diante do cenário de mudanças na subjetividade da audiência e na forma de consumo do entretenimento via plataformas digitas, pergunta-se: quais motivações contribuem para a adoção do comportamento de binge watching na Netflix junto ao público jovem? Para responder à questão, uma pesquisa exploratória- descritiva, baseada em revisão bibliográfica, aplicação de questionário e realização de grupos focais foi adotada. Resultados indicam que compartilhamento, relaxamento, envolvimento e conexão emocional com a narrativa são os fatores mais indicados pelos maratonistas regulares.

References

BLUMER, Jay. The Role of Theory in Uses and Gratifications Studies. Communication Research. London: Sage Publications, v.6, pp.9 -36, 1979.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva//Netflix, discourse of distinction and new modes of televison production. Contemporanea-Revista de Comunicação e Cultura, v. 14, n. 2, p. 193-209, 2016.

CHARMAZ, Kathy; BELGRAVE, Linda Liska. Grounded theory. The Blackwell encyclopedia of sociology, 2007.

EMERSON, Robert M.; FRETZ, Rachel I.; SHAW, Linda L. Writing ethnographic fieldnotes. University of Chicago Press, 2011.

FERREIRA, Raquel. Uma história das audiências das Telenovelas portuguesas e brasileiras em Portugal. Estudos em Comunicação, v. 16, p. 149-86, 2014.

HOLT, Jennifer; SANSON, Kevin. Introduction: mapping connections. In: Connected viewing: Selling, streaming and sharing media in the digital era. Routledge, 2014. p. 1-15.

KATZ, Elihu; BLUMLER, Jay G.; GUREVITCH, Michael. The uses of mass communications: Current perspectives on gratifications research. Thousand Oaks, CA: Sage publications, 1974

KAUFMAN, Lloyd; JAHNKE, Adam; HAAGA, Trent. Make your own damn movie!: secrets of a renegade director. St. Martin's Press, 2007.

LOTZ, Amanda. Rethinking meaning making: Watching serial TV on DVD. Flow Journal, v. 22, 2006.

MARAZ, Aniko et al. Why do you dance? Development of the Dance Motivation Inventory (DMI). PLoS One, v. 10, n. 3, p. e0122866, 2015.

MARTINO, Luis Sá. A disciplina interdisciplinar. Texto apresentado no GT Estudos Interdisciplinares no XVI Intercom Sudeste. São Paulo, 10 a 12 de maio de 2011.

MCCORMICK, C. J. Forward is the battle cry: Binge-viewing Netflix's House of Cards. In K. McDonald & D. Smith-Rowsey (Eds.), The Netfix effect: Technology and entertainment in the 21st century. New York, NY: Bloomsbury Academic, pp. 101-116, 2016.

MCQUAIL, Denis. With the benefit of hindsight: Reflections on uses and gratifications research. Critical Studies in Media Communication, v. 1, n. 2, p. 177-193, 1984.

PERSE, Elizabeth M. Audience selectivity and involvement in the newer media environment. Communication Research, v. 17, n. 5, p. 675-697, 1990.

RUGGERIO, Edward. Uses and gratifications theory in the 21st century. Mass Communication and Society, 3, pp.3–37, 2000.

SACCOMORI, Camila. Práticas de Binge-Watching na Era Digital. Novas experiências de consumo de seriados em maratonas no Netflix (dissertação de mestrado). PUCRS: Porto Alegre, 2016.

Published

2022-05-12

How to Cite

Evangelista, R. L. (2022). Por que maratonamos? reflexões sobre binge watching a partir da abordagem do uso e gratificações / Why do we marathon? Reflections on binge watching from the use and gratification approach. Brazilian Journal of Development, 8(5), 36983–36998. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-282

Issue

Section

Original Papers