Flor de serviço: a chave para um serviço de qualidade

Jéssica Analia Fagundes da Silva Pereira, Arrilton Carlos de Brito Filho, Arrilton Carlos de Brito Filho, Rosa Adeyse Silva, Rosa Adeyse Silva

Abstract


Este trabalho apresenta um estudo dos serviços ofertados por uma empresa do ramo alimentício em Mososró-RN através dos conceitos de marketing da Flor de Serviços. A Flor de Serviços identifica e classifica os serviços suplementares, podendo ser facilitadores ou realçadores, o que ressalta a importância do alinhamento dos diversos serviços que compõem uma empresa. Esta análise foi feita em um restaurante, localizado na cidade de Mossoró-RN, com o objetivo analisar a Flor de Serviço, buscando compreender como a empresa lida com esses serviços e o que fazem para alcançar as suas metas. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com funcionários e clientes. Após análise dos dados, concluiu-se que os serviços suplementares oferecidos pela empresa estão em fase de desenvolvimento, porém a maioria apresenta deficiência na execução.


Keywords


marketing, flor de serviços, serviços.

References


ARANTES, Elaine Cristina. Marketing de Serviços. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 428 p.

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. 750 p.

LEVITT, Theodore. Miopia em marketing. 1. ed. Cambridge: Harvard Business Review, 1960.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

REIS, M. F. C. T. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

RITOSSA, Cláudia Mônica. Tópicos Especiais em Marketing. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Pesquisa Qualitativa. In:______. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, p. 116-173.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-283