Prosperidade, fé e salvação: consumo de produtos religiosos por consumidores evangélicos / Prosperity, faith and salvation: consumption of religious products by evangelical consumers
Abstract
Um a cada seis brasileiros é evangélico e esse número continua crescendo. No começo o crescimento deste movimento se deu em silêncio praticamente ignorado por todos, os templos eram em cidades pequenas, periferias, e nos dias atuais passaram por uma grande mudança. A população evangélica se estendeu em grande proporção, tornou-se visível e objeto de diversos estudos, é possível verificar uma expressão cada vez mais significativa do movimento evangélico nos diversos setores da sociedade e muitos veem nesse segmento uma oportunidade de ganho, seja dentro das igrejas ou fora delas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender o consumo de produtos religiosos por consumidores evangélicos. Amparada na corrente de perspectivas teóricas da CCT (Culture and Consumer Theory), a partir de um método qualitativo que utilizou entrevistas em profundidade com 15 consumidores evangélicos, foram feitas análises de conteúdo. Os resultados encontrados apontam dois grupos de consumidores: a) os pertencentes à igrejas baseadas na Teoria da Prosperidade em que acreditam que a partir do consumo desses produtos religiosos conseguirão adquirir uma vida mais próspera financeiramente; e b) aqueles que buscam igrejas mais moderadas na pressão pelo consumo de seus produtos, mas que também prometem a salvação. Além disso, outro achado chama a atenção por também não estar presente na literatura sobre a temática, ambas as tipologias de consumidores, ao não conseguirem atingir as bênçãos prometidas, abandanam a atual igreja e buscam superar suas frustrações em outra, como um consumidor infiel.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALVES, R. O que é religião? 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
BACELLAR, A. A análise de dados na pesquisa qualitativa. Revista Episteme, v.7, n.21, p. 07-20, jul./out. 2000. Disponível em:
. Acesso em: 13 out. 2019.
BARDIN, L. L’Analyse de contenu. France: Presses Universitaires de France, 1977.
CAMPOS, L. S. Teatro, Templo e Mercado: organizações e marketing de um empreendimento neopentecostal. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
Teatro, Templo e Mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CARNEIRO, F. Marketing religioso. 2004. Dissertação (Mestrado em) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.
CUNHA, M. N. A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUERRIERO, S. (Org.). O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003.
HOUTART, F. Mercado e religião. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
IBGE. Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. 2012. Disponível em:
. Acesso em: 13 out. 2019.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
KATER FILHO, A. M. O marketing aplicado à Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 1994.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARIANO, R. Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2005.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
NIEBUHR, H. R. As origens sociais das denominações cristãs. São Paulo: ASTE e UMESP, 1992.
OLIVEIRA, E. D. et al. Marketing aplicado ao segmento religioso: o drive thru da (fé)delização e sua influência nos valores humanos. RECC – Revista Eletrônica Cientifica do CRA-PR, v.4, n.1, p.98-116, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2019.
REGA, L. S. Evangelho on demand. In: revista Eclésia, n. 110, 2006. SILVA, D. O. O comércio do sagrado. Londrina: Descoberta, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo.8. ed. São Paulo: Pioneira, 1994.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-303