Constructo do processo de aprendizagem dos alunos do curso de administração / Construct of the learning process of business students

Authors

  • Fernanda Goyo Tamanaka
  • Flainer Rosa de Lima
  • João Chang Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-268

Keywords:

Aprendizagem. Memória. Curso de Administração.

Abstract

A aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, de forma a ativar os neurônios a produzir novas conexões. Dessa forma, é compreensível que o método de ensino, tanto da educação formal como da informal, altera no cérebro a forma como a pessoa vai entender determinado conteúdo, em especial a Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam na compreensão do conteúdo pelo aluno, por meio da aplicação de questionários entregues aos estudantes do 1º ao 8º semestre do curso de Administração que responderam de forma voluntária. Para auxiliar na interpretação desses dados foi utilizado o software SPAD, agrupando os estudantes de acordo com as semelhanças dos modos de estudos e/ou dados sociais, pelos métodos: Análise de Cluster, Análise de Correspondência e Análise Fatorial. O principal resultado é de que existe uma relação entre a motivação do ingresso no curso, com o tipo de memória empregada para estimular aquele aluno. Todavia, como esta pesquisa, feita em uma única instituição de ensino, apresentou pouca aderência com 160 respondentes, sugere-se para as próximas, coletar os dados com maior banco de amostra, contemplando alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino superior.

References

ARA, Amilton Braio. O ensino da estatística e a busca do equilíbrio entre os aspectos determinísticos e aleatórios da sociedade. Tese de Doutorado apresentada na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. (2006).

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D. e HANESIAN, Helen. (1980). Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda.

BIGGS, J. B. (1987). Student Approaches to Learning and Studying. Hawthorn: Australian Council for Educational Research.

BRANSFORD, J. D. et. al. (2004). How people learn: Brain, mind, experience, and school: Expanded edition. National Academies Press.

FROTA, M. C. R., BORGES, O. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologias na Educação Matemática. Anais da 27ª reunião anual da Anped. (2004).

IZQUIERDO, I. (2006). Memória. 1ª edição. Porto Alegre: Artmed.

KANDEL, Eric R. (2009). Em Busca Da Memória: O nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia das Letras.

SILVA, Claudia B. et.al. (2002). Atitudes em Relação a Estatística e a Matemática. Psico-USF, vol. 7, n. 2, p. 219-228, Jul./Dez.

STERNBERG, R. J. (2002). Raising the achievement of all students: Teaching for successful intelligence. Educational Psychology Review, 14(4), 383-393.

UOL EDUCAÇÃO. Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática. (2017). Disponível em:< https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/01/18/so-73-dos-alunos- atingem-aprendizado-adequado-em-matematica.htm>. Acesso em: 15 nov.2017.

TAVARES, J. et. al. (2003). Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: Estudo na Universidade dos Açores. Análise Psicológica, 4 (XXI), pp. 475-484 ZACARIAS, Sandra Maira Zen. A matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou realidade. Dissertação de Mestrado apresentada na Universidade do Oeste Paulista (UNIOESTE), Presidente Prudente. (2008).

Published

2019-11-25

How to Cite

Tamanaka, F. G., Lima, F. R. de, & Júnior, J. C. (2019). Constructo do processo de aprendizagem dos alunos do curso de administração / Construct of the learning process of business students. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26337–26345. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-268

Issue

Section

Original Papers