Estrutura de concreto armado para base de caldeiras – estudo de caso: construção da base de fixação de uma caldeira industrial a vapor no Município de Iranduba/Amazonas / Reinforced concrete structure for boiler base - case study: construction of the anchoring base of an industrial steam boiler in the City of Iranduba/Amazonas

Luana da Cruz Cardoso, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


O dimensionamento estrutural de bases de concreto e aço referem expressivo embasamento técnico, bem como o cumprimento das normas vigentes durante e após a execução. Quanto à construção de bases para caldeiras, a principal norma é a NBR 8800:2008 que trata de projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. A estrutura de suporte da caldeira é uma parte fria do equipamento, pois não tem contato com os gases de combustão nem vapor. A principal função da base estrutural consiste em suportar as partes sob pressão (vaso de pressão) que formam a caldeira propriamente dita e transmitir os esforços para o solo. Contudo, este artigo trata-se de um Estudo de Caso cujo objetivo principal explanar o processo executivo de uma base de sustentação sólida confeccionada em concreto usinado de 30MPa e armação reforçada de aço para distribuição uniforme da carga da caldeira a vapor de uma lavanderia industrial localizada no município de Iranduba/AM. Diante de cada etapa da obra, desde a fundação e preparação do solo até a etapa de concretagem e acabamento, foi possível verificar sua complexidade, além de constatar os entraves decorrentes.


Keywords


caldeira industrial, dimensionamento estrutural, bases de concreto e aço, concreto usinado.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS DE CONCRETAGEM DO BRASIL – ABESC, Manual do Concreto Dosado em Central, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 8800:2008. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.

_____. NBR 6118:2014. Projeto de estrutura de concreto – Procedimento.

_____. NBR 14931:2004. Execução de estruturas de concreto – Procedimento.

COSTA, João Bosco da; CARMO, Luciano Caetano do. Apostila de Projetos Estruturais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO, 2020.

BIFANO, Hercules Marcello; BOTELHO, Manuel Henrique Campos. Operação de caldeiras-Gerenciamento, controle e manutenção. Sintesp, 2015.

LOPES, Matheus Marra; TOMMASELLI, Maria A. Garcia. Estudo comparativo entre concreto usinado e concreto produzido em canteiro de obras. Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD/UFMS. Mato Grosso do Sul, 2019.

NR 13 - Caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento. BRASIL, DOU, 2019.

SILVA, Valdir Pignatta. Dimensionamento de estruturas de aço. Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2012.

RODRIGUES, Robson André. O uso das estruturas metálicas na construção civil. Faculdade Finon de Patos de Minas. Minas Gerais, 2017.

SALES, U. C.; SOUZA, H. A.; NEVES, F. A. Mapeamento de problemas na construção industrializada em aço. Ouro preto, Rem: Revista Escola de Minas, v. 54, n. 4, p. 303-309, 2001.

SOUZA, Marta F. S. Mendes de; RODRIGUES, Rafael Bezerra. Sistemas estruturais de edificações e exemplos. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas. São Paulo, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-363