Técnicas construtivas em gesso acartonado: utilização e viabilidade na construção de salas comerciais estudo de caso em Manaus-AM / Construction techniques in plasterboard: use and feasibility in the construction of commercial rooms case study in Manaus-AM

Jorge Joel Silva de Azevedo, Antônio Estanislau Sanches, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


A utilização de materiais combinados e a oportunidade em testar diferentes perfis é que faz da utilização do gesso acartonado uma possibilidade real de adequação para um ambiente mais leve e projetado com baixo custo de produção. Com o objetivo de analisar a eficiência da aplicação do gesso acartonado na construção civil, sondando sua viabilidade e a variedade de técnicas aplicáveis na construção de ambientes sofisticados com baixo custo de produção. A transição do uso de materiais dita as mudanças permitindo que profissionais se arrisquem na busca de soluções para problemas de diferentes ordens.  A percepção desses espaços e a necessidade de gerar sustentabilidade seja no design aplicado ou no custo benefício é que a utilização do material que aplica gesso acartonado como solução para obras requintadas na cidade de Manaus requer atenção. Este estudo consiste em pesquisa bibliográfica aplicada com característica exploratória e estudo de caso, uma vez que a percepção do campo é para destacar a importância da tomada de decisão, da caracterização de elementos que compõe uma matriz mista de materiais que vão diferenciando as aplicações na engenharia civil. Como resultado se tem uma visão mais valorizada da aplicação do gesso acartonado e as outras forma feitas com base nas informações da literatura e na atuação em campo. Ressalta-se e que a aplicação de novos materiais requer conhecimento que vai emergindo com as visualizações de resultados promissores que permitem acionar novos testes e adaptações.


Keywords


gesso acartonado, técnicas construtivas, viabilidade.

References


BEKAERT BELGO. Gesso acartonado: conheça essa opção flexível e econômica (2019). Disponível em < https://blog.belgobekaert.com.br/engenharia/construcao-civil/gesso-acartonado/> Acesso em 02.04.2022.

DA SILVA DIAS, Marcelo; NETO, Paulo Pinheiro Castanheira. Sistema de Estruturas Drywall. Epitaya E-books, v. 1, n. 6, p. 164-203, 2021.

DA SILVA, M. D. S. V., BATISTA, T. L., CIRINO, M. A. G., DE MORAIS, J. M. P., DA SILVA, E. M., BARBOZA, E. N., & DE OLIVEIRA, B. B. O perfil da mão de obra na indústria de construção civil em Juazeiro do Norte, Brasil. Research, Society and Development, 9(7), e518974423-e518974423. 2020.

DINIZ, Carolina. Drywall: entenda como funciona esse sistema de construção (2016). Disponivel em https://casa.abril.com.br/construcao/drywall-entenda-como-funciona-esse-sistema-de-construcao/ acesso em 02.04.2022.

DOS REIS FEITOSA, Luiz Henrique; PINHEIRO, Erika Cristina Nogueira Marques. A utilização do Drywall na otimização de espaços internos–estudo de caso: escritório corporativo Barbosa Ribeiro advocacia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 111300-111314, 2021.

FERGUSON, M R. Gesso acartonado: Professional Techniques for Walls & Ceilings. Tauton Books & Videos. Estados Unidos da América, 1996.

GUEDES, D. P., FERREIRA, G. D. S., CARVALHO, K. M. B., & SILVA, L. O. D. Portfólio acadêmico projetos, manutenções e execuções de obras. 2020.

GUIMARÃES, M M. Comparação das características físicas e financeiras entre os sistemas de vedação em Gesso acartonado e alvenaria convencional – Estudo de caso. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p 48760-48775, maio, 2021.

KNAUF. Sistemas Gesso acartonado Knauf – Manual de Instalação, 2013.

LOSSO, M. Gesso acartonado e isolamento acústico: teoria versus prática no Brasil. I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável - X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. São Paulo, 2004.

LUCIANO, Washington. Materiais de construção – gesso – 2º período de engenharia civil – UNIPAC – bom despacho. Disponível em < Gesso [pnxkmyw13e4v] (idoc.pub)> Acesso em 01.04.2022

NBR 14715 – Chapas de gesso para drywall. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2010.

NBR 14717 – Chapas degesso acartonado: determinação das características físicas. Rio de Janeiro, 2001.

RIBEIRO, Carlos Diogo da Silva. Sistemas de Construções Pré-Fabricadas (DRYWALL). 2019.

RODRIGUES, Samuel. Drywall: entenda como funciona esse sistema de construção (2016). Disponível https://casa.abril.com.br/construcao/drywall-entenda-como-funciona-esse-sistema-de-construcao/ acesso em 02.04.2022.

VERSI-FERREIRA, Tales Alexandre. Alguns comentários sobre o uso das construções do tipo dry wall no Brasil. Engineering Sciences, v. 6, n. 1, p. 21-31, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-378