Monitoria de saúde da criança durante a pandemia / Child health monitoring during the pandemic

Juliana Soares Pimenta, Érica Cavalcante Andrade, Katyana Medeiros de Araújo, Alyssa Evelyn Oliveira da Silva, Ana Luiza Braga de Macêdo Lombardi

Abstract


Introdução: Na atual grade curricular de medicina da UFRN, a disciplina de Atenção Primária à Saúde da Criança (APS4) é ministrada no 4º período do curso, com o objetivo de promover o primeiro contato dos acadêmicos com os pacientes pediátricos. Atrelada à disciplina, a monitoria de saúde da criança, como é conhecida, contribui como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem e na consolidação dos conhecimentos, competências e habilidades.  Em virtude da pandemia do novo coronavírus, percebeu-se a necessidade de adaptar a abordagem da monitoria para o formato remoto. Justificativa: Assistir os alunos do 4º período da graduação com monitorias online durante a pandemia. Objetivos: Relatar sobre o desenvolvimento da monitoria de APS4 durante a pandemia da Covid-19. Metodologias: A monitoria é organizada, atualmente, em atividades síncronas e assíncronas. O primeiro modelo é realizado por meio de aulas de revisão dos conteúdos vistos em sala de aula, com a transmissão pela plataforma do Google Meet e o uso de recursos interativos, como o Kahoot. O modelo assíncrono é executado mediante a disponibilização de materiais didáticos, como fluxogramas, mapas mentais, questões, além da página da monitoria no Instagram com postagens semanais acerca de temas importantes da Pediatria. Resultados: Em formulário de feedback, 100% dos alunos participantes afirmaram que o projeto ajudou a aprimorar os conhecimentos adquiridos na disciplina de APS4, confirmando que as informações foram claras e objetivas e o grau máximo de satisfação foi alcançado. Ademais, 83,3% dos alunos presentes nas monitorias afirmaram que a duração das aulas foi adequada e que gostariam de manter o formato remoto das monitorias nos períodos futuros. Acerca do método de ensino, 94,4% dos estudantes demonstraram que a abordagem com casos clínicos utilizada somada à resolução de questões, foram essenciais para a consolidação do conhecimento.


Keywords


monitoria, saúde da criança, pandemia, ensino remoto.

References


HODGES, C. (et al). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 24 outubro 2020.

MARTINS, R. X. A Covid-19 e o Fim da Educação à Distância: Um Ensaio. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 15 maio 2020.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. DOS S. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Práxis Docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 6 set. 2020.

SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006.

TAKAHASHI, E. K.; CARDOSO, D. C. Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 185-208, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214. Acesso em: 24 out. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-401