A inserção do movimento pentencostal no Brasil / The insertion of the pentencostal movement in Brazil

Jerse Vidal Pereira

Abstract


O objetivo deste artigo é compreender a origem e a inserção do pentecostalismo no Brasil tendo em vista que em um século de avanço e expansão, este movimento religioso criou condições para o advento de um contexto marcado por retrocessos, pelo obscurantismo e pela interrupção da laicidade, tão arduamente conquistada. Desde os eventos ocorridos na Rua Azuza em Los Angeles nos Estados Unidos até sua fase de expansão no Brasil, os pilares da vertente pentecostal foram lançados, consolidando-se ao longo do século XX como uma vertente religiosa com um conservadorismo que transcende a esfera da vida social. A investigação sobre a gênese do referido movimento se dá sob a perspectiva da História Cultural das religiões, haja visto que este campo da historiografia tenha ampliado possibilidades no que diz respeito a novos objetos, novas abordagens e fontes.

 


Keywords


história cultural das religiões, pentecostalismo, conservadorismo.

References


BÍBLIA. A. T. Gênesis. In: BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010. p.150.

FRESTON, Paul. Uma breve História do Pentecostalismo brasileiro: a Assembleia de Deus. Revista Religião e Sociedade, 16(3): 104-129, 1994.

HURLBUT, Jesse Lyman. História da Igreja Cristã. 10ª ed., São Paulo: Vida, 1998. p. 231:

MACHADO E ROCHA, et. al., A FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA NO CONGRESSO NACIONAL: Representatividade Política dos Evangélicos? INTER-LEGERE | Vol 4, n. 32/2021;

MARIZ, Cecília. Alcoolismo, gênero e pentecostalismo. Revista Religião e Sociedade, 16(3): 104-129, 1994.

MINA, Andréa Mendes de Souza. Alteridade e pertencimento no material de divulgação brasileiro da Igreja Assembleia de Deus (AD) e Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na década de 90.

OLIVEIRA, Joanyr. As Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1997. pp. 92-123.

ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostalismo no Brasil e América Latina. In: A Libertação na História, série VI, v.6, Petrópolis: Vozes, 1995. p.22.

ROSADO, Suliane; et al. A Importância de Frida Vingren para a História da Assembleia de Deus no Brasil. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 2,p.9346-9356 feb. 2020.

SOUZA, Etiane Caloy de. A demonização do cotidiano pela Igreja Universal do Reino de Deus. História: Questões e Debates, Curitiba: Editora da UFPR, ano 17, n.33, julho/dezembro 2000. p.131.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-427