Transformações no mundo do trabalho: reflexões sobre a gestão de pessoas para desenvolvimento das organizações na era digital / Transformations in the world of work: reflections on people management for the development of organizations in the digital age

Helenir Silva Ribeiro Almeida

Abstract


É crescente a discussão sobre o papel e a importância da gestão de pessoas nas organizações. Nesse sentido, recorreu-se a uma pesquisa voltada para tal setor que, assim como outras organizações, estão cada vez mais apostando na competência de pessoas com uma capacidade intelectual diferenciada e favorável para estabelecer um diferencial estratégico sobretudo na era digital. Nesse contexto, para atingir o objetivo proposto, o qual consiste em compreender de que forma a gestão de pessoas pode se favorecer do uso dos conceitos de liderança e endomarketing para a motivação e desenvolvimento dos clientes internos na era digital, foram realizadas pesquisas em livros, artigos, periódicos, dentre outros, a fim de apresentar respostas a temática levantada. A pesquisa realizada possibilitou identificar as principais práticas e ações de lideranças a serem adotadas pelas organizações para motivar seus funcionários e consequentemente conquistar melhores resultados no atual cenário digital.


Keywords


mundo do trabalho, gestão de pessoas, era digital.

References


ARAUJO, L. C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

BARRETO, A. M. Uma visão sobre a evolução da relação entre marcas e consumidores após a emergência da Web 2.0. Prisma.com, n. 15, 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2021.

BATAGLIA W, Hirosawa A H. Perdigão: o processo decisório estratégico no investimento em tecnologia da informação, 2006.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: evolução e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

FACHADA, Maria Odete. Psicologia das Relações Interpessoais. 6° ed. Lisboa: Rumo, 2003.

FISCHER, R. M. Mudança e transformação organizacional. In: FLEURY, Maria T. Leme. As Pessoas na Organização. São Paulo: 2a ed. Gente, 2002.

FOLHA BV. Economia digital se tornou essencial para o sucesso das empresas, 2021. Disponível em: Acesso em: 26 ago 2021.

FRANCO, S. Recrutamento e Seleção: a hora da verdade. Manual de Gestão de Pessoas, Volume 2. São Paulo: Gente, 2002.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 1ª. ed. São Paulo: Novatec, 2010.

MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3 ed. São Paulo: Futura, 2000.

PRENTICE, M. C. O novo papel da liderança nas organizações. Monografia. (Especialista em Administração Judiciária) – Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Fortaleza, 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2021.

RIGOTTI, Gerana. 5G: a revolução do processo de fabricação na indústria. ABII-Associação Brasileira de Internet Industrial. 2020. Disponível em:< https://www.abii.com.br/single-post/5g-a-revolu%C3%A7%C3%A3o-do-processo-de-fabrica%C3%A7%C3%A3o-na-ind%C3%BAstria> Acesso em: 28 jul. 2021.

SPAREMBERGER, Ariosto. Marketing Estratégico. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. (Série livros-texto)

TOJEIRO, Maria Cidália. Apostila marketing de serviços e endomarketing. (Apostila utilizada no Curso de Pós-Graduação Integrada em Marketing e Recursos Humanos da Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz), 2009.

VIEIRA, Keyciane Pinto. O Mundo do Trabalho 4.0: Foco em habilidades e competências. 2020. 34 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade CEUMA, São Luis, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-440