Patologias em fundações: estudo de caso / Pathologies in foundation: case study

João júnior dos Reis Filho, Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


Uma edificação revela sua qualidade pela base que a fixa no solo, as fundações ou sapatas, estaca, tubulão embutido no maciço do solo, são estruturas que sustentam a edificação. A fundação deve ser empregada com base em estudos do solo, das condições ambientais, visto que existem diferentes formas e que podem ser agrupadas, observando a profundidade da ponta ou base do elemento estrutural da fundação que origina outros grupos de estruturas podendo ser do tipo rasas ou profundas dependendo da necessidade da edificação. As fundações são fundamentais para a construção de uma edificação, é um indicador de qualidade e sustentabilidade da edificação, visto que, é por ela que se sustenta toda a estrutura e quando apresenta defeito e/ou sinais patológicos na sua constituição revela fragilidade e problemas que poderiam ser evitados com estudos de impacto prematuramente. Quando ocorre problemas na estrutura se deve tomar providências, partindo dessa premissa, foi proposto nesse estudo analisar as patologias que ocorrem em fundações de construção, verificando a problemática ocasionada por falhas relacionando ao planejamento e gestão ou outra natureza. Foi feito um estudo bibliográfico e exploratório para relacionar as patologias existentes e discutir suas potencialidades diante de um cenário de problemas com a construção. A expectativa é trazer para o ambiente de discussão a realidade das edificações que são construídas sem o devido parâmetro normativo, que implica em situações problemas que pode culminar em acidentes ou deformação da estrutura. Trata-se de um estudo de caso e toda a base cientifica vem das fontes consultadas como: revistas, sites, livros, manuais, banco de artigos e teses para levantar informações de interesse da identificação de patologias e detalhamento de sua caracterização. Com resultado tem-se um estudo que mostra a realidade das edificações na cidade de Manaus-AM, principalmente aquelas construídas com certa improvisação e acompanhamento técnico.

 


Keywords


fundações, falhas, patologias, edificação.

References


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; NBR 6484 – Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 17 p., 2001.

ALONSO, Urbano Rodriguez. Previsão e controle das fundações. São Paulo: Edgar Blucher Ltda, 2011. 156p.

ALVES, José Victor Pontes; DA SILVA FERREIRA, Rosimery; CAVALCANTE, Roberta Paiva. Containers–uma nova alternativa para a construção civil. Estudo direcionado para projetos residenciais. Divulgação científica e técnológica do IFPB, João Pessoa, n. 46, p. 19-32, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2010. 31 Revista Engenharia em Ação UniToledo, Araçatuba, SP, v. 02, n. 01, p. 16-31, jan./ago. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6502: Rochas e solos. Rio de Janeiro, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8036: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios. Rio de Janeiro, 1983.

CINTRA, José Carlos Angelo; AOKI, Nelson; ALBIERO, José Henrique. Fundações diretas: projeto geotécnico. [S.l: s.n.], 2011.

DE AQUINO, D. R., DA SILVA, B. C., DE ALMEIDA BARROS, S., & DE ALENCAR CARVALHO, C. V. A Utilização de drones aplicados à Engenharia Civil: um estudo de caso na inspeção de telhados industriais. Revista Eletrônica Educação, Tecnologia e Engenharia-ISSN 2675-3413, 1(1), 23-47. 2020.

DE CARVALHO JÚNIOR, Roberto. Patologias em sistemas prediais hidráulico-sanitários. Editora Blucher, 2019.

DE MILITO, José Antonio. Técnicas de construção civil. Apostila. Disponível em: http://demilito. com. br/apostila. html. Acesso em, v. 19, 2019.

DOS ANJOS, Franklin Gabriel Souza; DO NASCIMENTO SILVA, Manuela; BARI, Valéria Aparecida. O impacto da gestão documental nos arquivos de engenharia e arquitetura: uma análise do arquivo da DIPOP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 10, n. 1, p. 85-93, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

GOMES, José Augusto Paixão; LONGO, Orlando Celso. Mudança de cultura e apoio da tecnologia dão base à transformação digital na construção civil no enfrentamento à crise do Covid_19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 58884-58903, 2020.

KOGA, Letícia Midori; DE OLIVEIRA MIRANDA, Maicon; BERTEQUINI, Aline Botini Tavares. PATOLOGIAS DAS FUNDAÇÕES. Revista Engenharia em Ação UniToledo, v. 2, n. 1, 2017

MARIANO, Diego Antônio Corrêa; CARVALHO, Laisa Cristina. INSTRUMENTAÇÃO PARAAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FUNDAÇÕES POR ENSAIOS TIPO PDA: Um estudo de caso. INSTRUMENTAÇÃO PARAAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FUNDAÇÕES POR ENSAIOS TIPO PDA: Um estudo de caso, 2021.

MINUSSI, S. G., Moura, A. A., Jardim, M. L. G., & Ravasio, M. H.. Considerações sobre Estado da Arte, Levantamento Bibliográfico e Pesquisa Bibliográfica: relações e limites. Revista Gestão Universitária, 9(2). 2018.

PEREIRA, Elias. A RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA CIVIL. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 11, n. 4, 2019.

RAMOS, Andrey Raduszewski; CLOSS, Thaísa Teixeira; MARQUES, Verucia de Araujo. Pesquisa documental dos estágios obrigatórios do curso de Serviço Social. 2019.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. Fundações – Guia Prático de Projeto, Execução Dimensionamento. São Paulo: Zigurate, 2008. 240p

SETE Engenharia (2020) disponível em acesso em 05.10.2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SILVA, C. L. D., SEGOBIA, P. B., SILVA, V. P., DE OLIVEIRA, R. B., CARVALHO, M. T. M., & MARCHIORI, R. S. Internet das coisas aplicada à análise e correlação de dados da construção civil. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3, 1-11. 2021.

SILVA, Lucas de Freitas. Avaliação da relevância da atuação do Engenheiro civil: um estudo de caso em obras de pequeno porte em Itaiçaba-CE. 2021.

TAVARES, T. A.; ZANONI, V. A. G.. Levantamento Documental Para Análise da Forma e Estrutura do Edifício Sede I do TRF da 1ª Região. 14º Seminário Do comomo Brasil | Belém, 27 a 29 de outubro de 2021.

TONHÁ, Antônio Carlos Ferreira; ANGELIM, Renato Resende. Capacidade de carga de fundações e verificação de recalques a partir de parâmetros do ensaio panda 2 e de outros ensaios in situ. 2018

VELLOSO E LOPES Fundações: Critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais, fundações profundas. Oficina de Textos. São Paulo, 35 p., 37-39 p., 41 p., 44-45 p., 51 p., 56-59 p., 88 p., 241 p., 264- 267 p., 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-442