Vacinação em massa no Município de Serrana - SP: a eficácia da garantia de proteção contra o SARS-CoV- 2 / Mass vaccination in the Municipality of Serrana - SP: the effectiveness of ensuring protection against SARS-CoV- 2

Lais Cataldo Soares, Sibele dos Santos Quirino, Jefferson Rodrigues, Rodrigo Lobo Leite

Abstract


O coronavírus é o agente causador da maior pandemia que já aconteceu em todos os tempos e tirou a vida de mais de 340.000 pessoas e com mais de 13 milhões de casos confirmados pelo novo coronavírus somente no Brasil. Em março de 2020 segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o novo Coronavírus foi considerado uma pandemia. A doença tem uma capacidade de propagação de forma exponencial atingindo grande número de pessoas levando ao aumento de casos e em alguns destes a forma grave desta patologia. Sendo assim, é necessário estratégias para mitigar a disseminação das partículas virais como o distanciamento social, medidas sanitárias e a vacinação em massa. O Instituto Butantan juntamente com a prefeitura de Serrana – SP está adotando uma medida inédita e exclusiva de imunização em massa nessa cidade com o intuito de reduzir os casos de internação e da preservação da vida. Com base no texto acima e observando a relevância dessa pandemia em nível mundial, esse projeto tem como objetivo geral verificar a importância da imunização/vacinação em massa em uma determinada localidade/cidade (Serrana-SP) destacando os efeitos benéficos e futuros em várias áreas como saúde individual/coletiva, educação e a área econômica.


Keywords


imunização, butantan, coronavac, coronavírus.

References


BUTANTAN, Instituto; Projeto S: imunização em Serrana faz casos de Covid-19 despencarem 80% e mortes, 95%. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/projeto-s-imunizacao-em-serrana-faz-casos-de-covid-19-despencarem-80-e-mortes-95 ; Acesso em 11/08/2021

BUTANTAN, Instituto; Projeto S. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/-estou-emocionada-esperei-muito-por-isso--diz-moradora-que-tomara-2-a-dose-na-ultima-semana-de-vacinacao-do-projeto-s> Acesso em: 07/04/2021.

BUTANTAN, Instituto; Entenda o Projeto S: da idealização à ação e por que Serrana foi escolhida Disponivel em: https://butantan.gov.br/noticias/entenda-o-projeto-s-da-idealizacao-a-acao-e-por-que-serrana-foi-escolhida acesso em: 02 dezembro de 2021.

BUTANTAN, Instituto; Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/projeto-s-vai-vacinar-populacao-de-cidade-inteira-para-entender-como-a-vacina-pode-modificar-a-pandemia Acesso em: 02 dezembro de 2021.

LABORATORIAL, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina. Covid-19: manifestações clínicas e laboratoriais na infecção pelo novo coronavírus. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.phppid=S167624442020000100302&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em:07/04/2021

SÃO PAULO.SP.GOV.BR. Projeto Serrana: a escolha da cidade e os objetivos da iniciativa em SP. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/entenda-o-projeto-serrana-da-idealizacao-a-acao-e-por-que-a-cidade-foi-escolhida/ acesso em: 02 dezembro de 2021.

SAÚDE, Ministério;Coronavírus Brasil. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus> Acesso em: 07/04/2021.

SAÚDE, Organização Mundial OMS; Doença de Coronavírus (Covid-19) Pandemia. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019> Acesso em: 04/04/2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-452