Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?

Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Luci Regina Muzzeti, Kananda Emanuela Novaes da Silva, Maria Fernanda Celli de Oliveira, Jhennyfer Marques Gomes Mendes, Daniela Aparecida Peccin, Gabrielle Marion Onofre Rente Ferreira

Abstract


O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade.


Keywords


sucesso escolar, habitus, capital cultural, trajetória social, ethos.

References


BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p.41-79.

BOURDIEU, P. O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. In: BOURDIEU, P. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 127-144.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão, revisão de Pedro Benjamim Garcia e Ana Maria Baeta. 3. ed. São Paulo: Francisco Alves, 1992.

CARMIGNOLLI, A. O. L. A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2019.

GARCIA, N. R. Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250821. Acesso em: 01 jun. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S. A., 2008.

PRAXEDES, W. A teoria sociológica de Pierre Bourdieu e a educação. In: PRAXEDES, W. A educação reflexiva. São Paulo: Loyola, 2015. p.13-55.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-003