O papel do Boulevard Londrina Shopping na revitalização da região leste da cidade / The role of Boulevard Londrina Shopping in the revitalization of the city’s eastern region

Maria Luiza Fava Grassiotto, Denise de Cássia Rossetto Januzzi, Junker de Assis Grassiotto

Abstract


Inicialmente relata-se o histórico da região leste de Londrina (PR), o “Marco Zero”, da instalação da cidade em 1929. Primeira área industrial abrigou a Anderson Clayton, beneficiadora de grãos e exportadora, contendo em sua propriedade ramal ferroviário, tendo participado de um período de grande desenvolvimento. Em seguida, discorre sobre os acontecimentos climáticos e econômicos que acabaram por expulsar a empresa e atividades de apoio do local. O Marco Zero tornou-se uma área ociosa e subutilizada, degradada física e socialmente, até que Raul Fulgêncio, empreendedor de visão, a partir de 2004 resolveu assumir a venda do imóvel e prospectar investidores para recuperar a região. A proposta foi a instalação de um complexo multifuncional com atividades diversas, ancorados por um shopping center, papel assumido pelo Boulevard Londrina Shopping, inaugurado em maio de 2013. O texto aborda iniciativas do shopping atendendo aos objetivos da rede Sonae Sierra que “procura desenvolver edifícios e centros comerciais sustentáveis e socialmente responsáveis, que tenham um impacto positivo na sociedade e no ambiente”. Como parte da agenda urbana e objetivando integração do shopping às atividades do entorno, foi previsto um calçadão aberto de 700 m de comprimento e 26 m de largura, um “boulevard”, que deu nome ao shopping. Centro comercial multifuncional incorporou benefícios dos dois mundos: o melhor dos centros urbanos, com qualidades cívicas e culturais, aliado ao conforto e conveniência de um shopping planejado operacionalmente. Destaca-se no texto ações que desencadearam intensa valorização imobiliária, com atração de investimentos. O Walmart no interior do shopping, condomínios residenciais e comerciais, Hotel IBIS, teatro municipal, comércio e serviços de pequeno porte, aí se instalaram. Com expertise em desenho urbano, planejamento de cidades, arquitetura, entendimento de mercado, comportamento do consumidor, ao final comenta-se sobre a ação do empreendimento na região que atualmente revitalizada, recuperou seu dinamismo dos primeiros momentos.


Keywords


revitalização urbana, shopping center e revitalização urbana, requalificação urbana através de shopping centers, centros comerciais multifuncionais e desenvolvimento urbano, complexos multifuncionais.

References


AMORIM, Wagner Vinícius. A reestruturação e a revalorização urbana na Zona Leste de Londrina: A dinâmica da especulação imobiliária e do capital incorporador. Parte de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Orientação: Fábio César Alves da Cunha. 2007-2008. Disponível em:

. Acesso em: 07 jul. 2019.

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. In: Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1):25-38 - ISSN 2359-3539, 2014.

BERNARDES, Nilo. Expansão do Povoamento no Estado do Paraná. In: Boletim Paulista de Geografia no. 4. out.- dez. 1952.

COLEMAN, Peter. Shopping Environments – evolution, planning and design. 1ª Ed. Oxford: UK. Elsevier Ltd., 2006.

ENDEAVOR. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2018.

FERRARA, L. D’Aléssio. Olhar Periférico. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1999.

FRANÇA, A. A Marcha do Café e as Frentes Pioneiras. In: União Geográfica Internacional – Comissão Nacional do Brasil. Guia de Excursão no. 3. Rio de Janeiro: ed. Cons. Nac. de Geog., 1960.

GRASSIOTTO, M. L. F. Alguns aspectos da evolução da arquitetura de espaços comerciais de Londrina. In: SEMINA – Ciências Sociais e Humanas. Londrina: Revista Cultural e Científica da Universidade Estadual de Londrina. Volume 21. no. 3. setembro, 2000.

GRASSIOTTO, M. L. F. Espaços Comerciais: a arquitetura em dois shopping centers de Londrina. Dissertação apresentada à FAU-USP, para obtenção do grau de mestre. Orientador: Prof. Dr. Geraldo Gomes Serra. São Paulo: dezembro 2000.

Histórias de Londrina by FARINA: PRIMEIRAS INDUSTRIAS DE LONDRINA DÉCADA DE 60. 16 de novembro de 2017. Disponível em: Acesso em 11 de jul. 2019.

JANUZZI, Denise de Cássia Rossetto; GRASSIOTTO, Maria Luiza Fava. A regeneração urbana das áreas centrais de Birmingham e Frankfurt. In: Brazilian Journal of Development, Curitiba: v.6, n.7, p.43116-43130, jul. 2020. ISSN: 2525-8761. DOI: 10.34117/bjdv6n7-070.

Londrina em Dados – 2018 (ano base 2017). Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-029