Cultura popular e escrita: diálogos através da religião e da literatura de cordel / Popular culture and writing: dialogs through religion and cordel literature

Orlando Ângelo da Silva, Ricardo Ferreira, Ingrid Fechine, Elissama Vitor Barreto, Sueli Aparecida Albuquerque de Almeida, José Sérgio da Cunha

Abstract


O presente artigo tem como objetivo expor os elementos do imaginário religioso popular existente nos folhetos de cordel da Biblioteca Átila Almeida, situada no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e sua importância como documento histórico. A pesquisa se realizou por meio da catalogação e classificação dos folhetos cujos títulos apresentavam vocábulos associados à religiosidade, e posterior “análise de conteúdo” de seus versos, com base em Fonseca Júnior (2009). Para o  presente estudo, os cordéis foram categorizados obedecendo ao critério semântico proposto por  Bardin (1988, p. 117), sendo enquadrados em 15 temas recorrentes à religiosidade, estabelecidos por Albuquerque (2011). Os dados coletados mostraram que ao estudar a religiosidade encontrada nos cordéis              da Biblioteca Átila Almeida, é possível compreender a sua importância como meio de comunicação, que aborda, de maneira engenhosa e descontraída, conteúdos críticos e lúdicos relacionados ao  imaginário religioso.


Keywords


comunicação, cultura, religiosidade, literatura de cordel.

Full Text:

PDF

References


ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth B. C. de (2011). Literatura popular de cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica, 322 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BARDIN, Laurence (1988). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

CLAÚDIO, Luíz; GERMANO, Décio (2006). O beato das praias da Costa Branca. Mossoró: Editora queima-bucha.

DANTAS, Janduhi (2005). O homem mais importante aos olhos do senhor. Patos.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa (2009). Análise de conteúdo. In: DUARTE, J.; BARROS, A (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 208-304.

PACHECO, José. A chegada de Lampião no inferno. s.l: s.d.

SILVA, Gonçalo da Ferreira (2001). Discussão do macumbeiro com o crente. Rio de Janeiro.

(1999). Milagre na Cidade Santa. Rio de Janeiro.

(2006). O evangelho primeiro do padre Cícero Romão. Rio de Janeiro.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-036