A importância do núcleo de acompanhamento pedagógico e de gestão na implementação das escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba / The importance of the pedagogical and management monitoring center in the implementation of integral citizen schools in the state of Paraíba

Deyvid Geovany Rocha Ferreira, Francis Silva de Almeida

Abstract


Este texto tem como objetivo relatar a importância do Núcleo de Acompanhamento Formativo das Escolas Cidadãs Integrais na Rede Estadual de Educação da Paraíba, bem como a sua necessidade sob o olhar das equipes escolares. Inicialmente, trata dos fundamentos teóricos do Modelo Integral na Paraíba (FREIRE, 2011) e da importância do acompanhamento pedagógico sob o aspecto da pedagogia da presença (COSTA, 1997); posteriormente, e a propósito dos dados produzidos por meio de questionário proposto aos gestores das escolas em que o modelo já se encontra implantado e/ou consolidado, realiza discussões e relações com a rotina das equipes escolares à luz da teoria dos valores (NILDO, 2007). Por fim, considera a necessidade de fortalecer e ampliar o trabalho dos consultores do Núcleo de Acompanhamento Formativo das Escolas Cidadãs Integrais, garantindo que cada equipe, escola e indivíduo seja atendido em sua diversidade e em suas características próprias.

 


Keywords


acompanhamento, formação, gestão, escola cidadã integral.

References


ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.

BARRETO, Thereza (org.). Memória e Concepção do Modelo: Concepção do Modelo da Escola da Escolha - Ensino Médio. Recife: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2019.

COELHO, Andreza Araujo. Educação e escola de tempo integral: projetos significativos [livro eletrônico] / Andreza Araujo Coelho. – Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUNKES, Arno Francisco. Escola em Tempo Integral: marcas de um caminho possível. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade

Católica de Brasília, Brasília, DF, 2004.

PARAÍBA. Lei 11.100/2018. João Pessoa: Poder Executivo do Estado da Paraíba, 2018.

PARO, Vitor Henrique. et al. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez; São Paulo: Autores Associados, 1988.

REZENDE, Antônio Muniz. Concepção fenomenológica de educação. São Paulo: Cortez, 1990.

VIANA, Nildo. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-038