O processo de tratamento de fissuras em uma unidade residencial na cidade de Manaus-AM: estudo de caso / The crack treatment process in a residential unit in the city of Manaus-AM: case study

Thamilys Gonçalves de Oliveira, Walzenira Parente Miranda, Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


As trincas ou fissuras podem surgir em qualquer momento da obra ou vida útil do imóvel, tornando-se a patologia mais comum na casa dos brasileiros. O objetivo desse estudo é apresentar o processo de tratamento das patologias relacionadas as fissuras em uma unidade residencial na cidade de Manaus/AM. O estudo foi realizado no Condomínio Jardim das Américas no bairro Ponta Negra a partir de visitas no local em que será realizado o estudo de caso por meio do acompanhamento e visitas técnicas no local, além de será utilizada pesquisas bibliográficas para ajudar a nortear o estudo sobre os problemas relacionados a fissuras na edificação. Conclui-se que as trincas, fissuras na parede da edificação objeto desse estudo foram originadas por vários fatores, sejam eles relacionados a mão de obra, falta de reforço no concreto e até mesmo os materiais utilizados ocasionado os problemas citados anteriormente. Portanto, é necessário o uso de materiais adequados na construção da edificação e a mão de obra qualificada para evitar problemas futuros. Diante do diagnóstico de causas e origens das patologias, dentre outras particularidades, foram propostas as soluções de tratamento aplicadas nesse estudo de caso.        


Keywords


fissuras, patologia, tratamento.

References


ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037. Segunda edição 2011. Corrigida em 2014.

ABNT. NBR 15575: Desempenho de Edifícios Habitacionais. Rio de Janeiro, 2013.

CAMPANTE, E. F. Metodologia para diagnóstico, prevenção e recuperação de manifestações patológicas em revestimento cerâmico de fachadas. São Paulo, 2013. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

COUTO, João P., COUTO Armanda M., Importância da revisão dos projetos na redução dos custos de manutenção das construções, Congresso Construção, 3º Congresso Nacional Coimbra, Portugal, 2007.

FURASTÊ, Walzenira Miranda. Normas Técnicas para o Trabalho de Conclusão de Curso: Explicação das Normas da Abnt. Manaus: Estácio de Sá, 2022. 53.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, E. A. B., Estudo de Patologias e suas Causas nas Estruturas de Concreto Armado de Obras de Edificações, Projeto de Graduação, UFRJ, Escola Politécnica, Curso de Engenharia Civil, Rio de Janeiro, 2015.

MACEDO, Eduardo Augusto Venâncio Britto de Patologias em obras recentes de construção civil: análise crítica das causas e consequências / Eduardo Augusto Venâncio Britto de Macedo – Rio de Janeiro: UFRJ/ ESCOLA POLITÉCNICA, 2017.

MACHADO, Ari de Paula. Reforço de estruturas de concreto armado com fibras de carbono. São Paulo: Pini, 2002. 271p.

MAGALHÃES, Ernani Freitas de Fissuras em alvenarias: configurações típicas e levantamento de incidências no Estado do Rio Grande do Sul / Ernani Freitas de Magalhães. – 2004.

MEDEIROS, J.S.; RAMALHO, M. A. Fissuras em paredes de alvenaria estrutural sob lajes de cobertura. Congresso ibero americano de patologia das construções. Porto Alegre,1997.

SABBATINI, F. H. O processo construtivo de edifícios de alvenaria estrutural sílico- calcária. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1984.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-050