Aplicação da ferramenta FMEA no processo de manutenção / Application of the FMEA tool in the maintenance process

Rafael Chaves da Cunha Vieira, Adonias Gomes Pereira, Charles da Silva Honório, Eduardo José Rodrigues de Souza, Norton Carlos de Paula Bezerra

Abstract


Essa pesquisa abordou a questão da manutenção preventiva em uma empresa distribuidora de energia elétrica com o uso da ferramenta FMEA. O problema de pesquisa detectado foi a presença de falhas na manutenção dos equipamentos de uma empresa de distribuição de energia elétrica. Assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar a ferramenta FMEA no processo de manutenção preventiva em uma concessionária de energia elétrica no estado do Ceará. Essa pesquisa é um estudo de caso com abordagem quantitativa, tendo também características exploratórias. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram a observação direta e através dos relatórios emitidos pelo sistema da empresa. A partir desses dados, foram aplicados e desenvolvidos todos os passos da FMEA e assim, obtidos indicadores de risco para cada modo de falha, antes e depois, da aplicação da ferramenta. Dentre esses resultados, o modo de falha quebra de condutor, teve seu índice de risco reduzido de 125 para 20 pontos, e em relação ao modo de falha sobrecarga, caiu 80 para 8 pontos após as ações. Resultados satisfatórios também no quesito vazamento de óleo, índice reduzido de 36 para 8 pontos. Ao final deste trabalho foi possível perceber que a FMEA foi uma técnica muito eficiente para reduzir os modos de falhas, evitando prejuízos para a empresa e os transtornos para a sociedade associados à falta de energia.


Keywords


FMEA, manutenção preventiva, risco.

References


ABRAMAN. Documento nacional. Disponível em: . Acesso em: 06 maio. 2019

DUTRA, J. T. Planejamento e Controle de Manutenção descomplicado. Brasília: Engeteles, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KARDEC, A.; NASCIF, J. Manutenção: função estratégica. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MARQUES, R. Q.; RIBEIRO, J. L. D. Criação de um plano de manutenção para o equipamento torno descascadeira utilizando conceitos de manutenção centrada em confiabilidade (MCC) e manutenção produtiva total (MPT). 2012. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MONCHY, F. A função manutenção: formação para a gerência da manutenção industrial. São Paulo: Durban, 1987.

MONTINEGRO, T. da S. L. Estruturação de um modelo de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) em uma usina termoelétrica. 2020. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário 7 de Setembro, Fortaleza, 2020.

OTANI, M.; MACHADO, W. V. A proposta de desenvolvimento de gestão da manutenção industrial na busca da excelência ou classe mundial. Revista Gestão Industrial, Paraná, v.4, n.2, p. 1-16. 2008.

PEREIRA, M. J. Engenharia de manutenção: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011.

REIS, Z. C. dos; DENARDIN, C. D; MILAN, G. S. M. A implantação de um Planejamento e Controle da Manutenção: um estudo de caso desenvolvido em uma empresa do ramo alimentício. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6., 2010, Niterói. Anais [...]. Niterói: ENEGEP, 2010. p. 1-23.

ROSA, L. da S. S. Análise dos modos e efeitos de falha do compensador estático da Se Bom Jesus da Lapa II baseado em indicadores FMEA. 2017. 91 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. Tradução de Fátima Conceição Murad; Melissa Kassner; Sheila Clara Dystyler Ladeira. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

TAVARES, L. A.; CALIXTO, M.; POYDO, P. R. Manutenção centrada no negócio. Rio de Janeiro: Novo Polo, 2005.

VIANA, H. R. G. Planejamento e Controle de Manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-097