Armazenamento e descarte de medicamentos por moradores do bairro Corina, Porto Franco MA / Storage and disposal of medicines by residents of the Corina neighborhood, Porto Franco MA

Ana Clara Marinho Milhomem, Maylla Rodrigues Lucena

Abstract


A história dos medicamentos segue ligada a evolução humana. Desde a antiguidade o homem busca a cura de suas enfermidades na prevenção da vida, e esse objetivo é seguido até os dias atuais. Nesse processo evolutivo houve a expansão e descoberta de muitos fármacos que curaram e trataram diversas enfermidades, promovendo melhorias na qualidade de vida da população em geral. O processo de desenvolvimento dos medicamentos e a criação da indústria farmacêutica foi imprescindível para ampliação do acesso de medicamentos a população. Entretanto o armazenamento e o descarte destes é por muitas vezes feito de maneira inadequada e podem causar inúmeros prejuízos ao meio ambiente. O seguinte estudo tem como objetivo avaliar como ocorre o armazenamento doméstico e descarte de medicamentos da população do bairro Corina no município de porto Franco, pontuar os impactos ao meio ambiente e mostrar o papel das farmácias e drogarias na coleta de medicamentos da comunidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais do Google Acadêmico e pesquisa de campo para o levantamento dos dados aqui expostos. A participação da população e dos profissionais de saúde são indispensáveis para minimizar os riscos da automedicação e os impactos provocados pelo descarte incorreto dos medicamentos, assim como uma legislação específica para tal ação.


Keywords


medicamentos, descarte, meio ambiente, automedicação.

References


ALENCAR, Tatiane de Oliveira Silva; MACHADO, Carla Silva Rocha; COSTA, Sônia Carine Cova; ALENCAR, Bruno Rodrigues. DESCARTE DE MEDICAMENTOS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/csc/a/CDcM7g6CdJvstyBfP7tj8vv/?lang=pt >:Acesso em 10 de abr. de 2021.

BARBOSA, Jeane da Conceição Silva; RESENDE, Fernanda Amaral. PERFIL DO USO INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE CORDISBURGO –MG Disponível em:< http://jornalold.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/610 >:Acesso em 10 de abr. de 2021.

BRASIL- Federação Nacional dos Farmacêuticos - FENAFAR. Medicamentos vencidos devem ser descartados em local correto. Disponível em:< https://www.fenafar.org.br/portal/medicamentos/62-medicaments/1008- medicamentos%20vencidos-devem-ser-descartados-em-local-correto.html>: Acesso em 10 de Outubro de 2021.

GASPARINI, J.C.; GASPARINI, A. R.; FRIGIERI, M.C. Estudo do descarte de medicamentos e consciência ambiental no município de Catanduva-SP. Disponível em:< file:///C:/Users/Home/Downloads/64-Arquivo%20do%20artigo%20em%20formato%20DOCX-123-1-10-20200629.pdf >: Acesso em 13 de outubro de 2022.

GERALDO, Valdinei Ferreira. Medicamentos Vencidos: descarte consciente para uma política cidadã. ARIQUEMES – RO, 2012.Disponível em :< GERALDO, V. F. - MEDICAMENTOS VENCIDOS.. DESCARTE CONSCIENTEPARA UMA POLÍTICA CIDADÃ.pdf >:Acesso em 10 de Outubro de 2021.

SILVA, Ana Paula Rodrigues Florêncio da; LEÃO, Vonivaldo Gonçalves. Descarte De Medicamentos E Seus Impactos À Saúde E Meio Ambiente. Disponível em :< https://www.mastereditora.com.br/periodico/20191110_130749.pdf>:Acesso em 10 de abr. de 2021.

Mato Grosso. Secretaria de Estado da Saúde. Manual sobre medicamentos: acesso e uso. / Organizado por Kelli Carneiro de Freitas Nakata. Cuiabá-MT: Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Mato Grosso, 2014

MATOS, Januária Fonseca; PENA, Davi Alexander Costa; PARREIRA, Milena Pereira; SANTOS, Tamires do Carmo dos; VOTAL, Wendel Coura. PREVALÊNCIA, PERFIL E FATORES ASSOCIADOS À AUTOMEDICAÇÃO EM ADOLESCENTES E SERVIDORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA PROFISSIONALIZANTE. Disponível em :< https://www.scielo.br/j/cadsc/a/65DK5G5dCrhCsWJZgWXBsmF/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Os%20riscos%20da%20automedica%C3%A7%C3%A3o%20para,curto%20ou%20prolongado%20do%20medicamento%3B>:Acesso em 10 de abr. de 2021.

MELO, José Romério Rabelo; DUARTE, Elisabeth Carmen; MORAES, Marcelo Vogler de; FLECK, Karen; ARRAIS, Paulo Sérgio Dourado. AUTOMEDICAÇÃO E USO INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Disponível em:< http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1350/automedicacao-e-uso-indiscriminado-de-medicamentos-durante-a-pandemia-da-covid-19#C6 >: Acesso em 17 de abr. de 2021.

MILANEZ, Michele CarolinE; ROSALES, Elaine Stutz, Thiele Osvaldt; PENTEADO, Ana Julia; PEREZ, Elisa; CRUCIOL, Joice Mara; PEREIRA, Evani Marques; BOVO, Fernanda Bovo. AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES DOMICILIARES DE MEDICAMENTOS EM UMA CIDADE DO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Disponível em:< https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23088/1/3_v.12_3.pdf >: Acesso em 17 de abr. de 2021.

MISTURINI, Fabíola Dalarosa. Análise Da Relação Entre O Uso Racional De Medicamentos E O Descarte De Medicamentos Vencidos. Disponível em :< file:///C:/Users/Home/Downloads/001019912.pdf>: Acesso em 17 de abr. de 2021.

OGLIARI, Vanessa; CONTE, Giulia Bárbara; CARLI, Eliane Maria de. OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO. Disponível em :: Acesso em 17 de abr. de 2021.

PEREIRA, Januaria Ramos; SOARES, Lucianos; HOEPFNER, Lígia; KRUGER, Karin Elisa; GUTTERVIL, Mariane Leite; TONINI, Karen Cristine; DEVEGILI, Daiane Aparecida; ROCHA, Elaine Regina; VERDI, Flávia; DALFOVO, Daiane; OLSEN, Karina; MENDES, Tatiana; DERETTI, Roberta; SOARES, Viviane; LOBERMEYER, Cizete; MOREIRA, Jaciara; FERREIRA, Jacqueline; FRANCISCO, Adriana. Riscos Da Automedicação: Tratando O Problema Com Conhecimento. 2007. Disponível em :: Acesso em 17 de Outubro de 2021.

PINTO, Gláucia Maria Ferreira; SILVA, Kelly Regina da; PEREIRA, Rosana de Fátima Altheman Bueno; SAMPAIO, Sara Issa. Estudo Do Descarte Residencial De Medicamentos Vencidos Na Região De Paulínia (SP), Brasil Disponível em :: Acesso em 17 de Outubro de 2021.

RAMOS, Hayssa Moraes Pintel; CRUVINEL, Vanessa Resende Nogueira; MEINERS, Micheline Marie Milward de Azevedo; QUEIROZ, Camila Araújo; GALATO, Dayani. Descarte De Medicamentos: Uma Reflexão Sobre Os Possíveis Riscos Sanitários E Ambientais. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/asoc/a/648TQV9twSrPLBNdRhXpYWR/?lang=pt&format=pdf >: Acesso em 17 de abr. de 2021.

RIBEIRO, Maria Ângela; HEINECK, Isabeli. ESTOQUE DOMICILIAR DE MEDICAMENTOS NA COMUNIDADE IBIAENSE ACOMPANHADA PELO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, EM IBIÁ-MG, BRASIL. Disponível em:< https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2010.v19n3/653-663/pt >: Acesso em 17 de abr. de 2021.

SILVA, Ana Paula Rodrigues Florêncio da; LEÃO, Vonivaldo Gonçalves. Descarte De Medicamentos E Seus Impactos À Saúde E Meio Ambiente. Disponível em :: Acesso em 17 de abr. de 2021.

SILVA, Lindomar Andrade Da. CUNHA, Dayanne Cristina. RODRIGUES, Eduardo Mangueira. DESCARTE DOMÉSTICO DE MEDICAMENTOS NÃO CONSUMIDOS. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 01, Vol. 03, pp. 106-122 . Janeiro de 2019. ISSN:2448-0959

SILVA, Isiane dos Anjos; ALVIM, Haline Gerica de Oliveira. A HISTÓRIA DOS MEDICAMENTOS E O USO DAS FÓRMULAS: A CONSCIENTIZAÇÃO DO USO ADEQUADO. Disponível em :< https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/77/117 >: Acesso em 17 de abr. de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-081