Riscos da utilização indiscriminada de fármacos utilizados no auxílio do emagrecimento / Risks of the indiscriminate use of drugs used to help slimming

Eliziane dos Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos Santos

Abstract


Pode-se compreender que as pessoas que estão acima do peso devem ter em mente que a perda de gordura do corpo deve ser por saúde e não por estética. Dessa maneira, ao invés de ingerir medicamentos dietéticos com que intuito de emagrecimento acelerado, o mais essencial é procurar um especialista que conhecem os aspectos nutricionais. Com base nisso, a pesquisa se justifica pelo fato de que, a obesidade é uma doença muito comum nos últimos anos, que geralmente tem seus princípios na infância e adolescência, que tem as suas origens numa interação genética e ambiental, sendo consequências de exageros que fazem com que essas pessoas comam compulsivamente.  O objetivo da pesquisa foi entender os efeitos colaterais prejudiciais ao organismo das pessoas que se submete a terapia medicamentosa para emagrecer. Tendo como metodologia de pesquisa uma revisão de literatura com base nos principais autores da área. Conclui-se que, por tanto, o profissional como farmacêutico, tem um papel primordial para a qualidade de vida, dando assistência as pessoas, com seus conhecimentos. Assim a pesquisa torna-se importante para o conhecimento de acadêmicos e sociedade em geral que queiram saber mais sobre esses fatores e sobre os tipos de medicamentos que devem ser utilizados com a devida prescrição.


Keywords


atenção farmacêutica, medicamentos para emagrecimento, qualidade de vida.

References


ABRANTES, M. M., Lamounier, J. A., & Colosimo, E. A. (2002). Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste. J pediatr, 78(4), 335-40.

AMATO, Rita. A voz do líder: arte e comunicação nos palcos da gestão. São Paulo: Elsevier, 2019. 192 p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Condutas Baseadas em Evidências sobre Medicamentos Utilizados em Atenção Primária à Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde. 2013.

CUNHA, Ana. P. G. o perigo dos remédios para emagrecer. Disponível em: https://unicardio.com.br/artigos/o-perigo-dos-remedios-para-emagrecer/. Acesso em 21/10/2021.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. In: ______. Mantendo pessoas: saúde e qualidade de vida. 4.ed. Barueri, SP: Manoele, 2015. cap.15. p. 401-428.

CERTO, Samuel. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2015. 322 p.

CHIAVENATTO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. ver e atual. São Paulo: Manole, 2016.

CARVALHO, Anderson de Oliveira. Guia prático da Farmácia Magistral. 3.ed. São Paulo: Pharmabooks, 2018.

ESTOPA, Camila. Controle da qualidade de medicamentos: como é feita na farmácia de manipulação. Disponível em: http://www.iberoquimica.com.br//controle-de-qualidade-de-medicamentos-manipulados/. Acesso em 21/10/2021.

GIL, Eric de Souza. Controle físico-químico de qualidade de medicamentos. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2007.

FUHRMAN, Joel. Eu consigo emagrecer. São Paulo: Agir, 2013. 213 p.

MELO, Cristiane. M. et al. O uso de inibidores de apetite por mulheres: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Ciênc. Saúde coletiva 16 (5) maio 2021.

MURER, Evandro. Remédios para emagrecer. Ciênc. Saúde coletiva 16 (5) maio 2015.

OLIVEIRA, Mitsure. H. gestão de marketing e comunicação. Rio de janeiro: Saraiva, 2017. 195 p.

PORTO, Grazielle. F. Riscos causados pelo uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer. Revista eletrônica de farmácia. 2021.

SOUSA, Patricia. Os riscos de tomar remédios para emagrece. Disponível em; https://www.canalspatz.com.br//os-riscos-de-tomar-remedios-para-emagrecer/. Acesso em 21/10/2021.

SCHIMIDT, Andreia C. Marin. Administração financeira. São Paulo: DCL, 2013. 240 p.

SILVA, D. M. C. Avaliação do consumo de medicamentos psicotrópicos no município de pacatuba. Fortaleza, n. 52, 2019. Curso de Curso de Especialização em Vigilãncia Sanitria, Escola de Saude Publica do Ceará.

SANTOS, Kadu. P. et al. Perigo dos medicamentos para emagrecer. Rev Inic Cient e Ext. 2019;2(1):37-45.

SILVA AM. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade Racional. Cadernos cedes 2019; 48(19):7-29.

SALOBRENA, Amanda. S. Uso de antidepressivos na infância e adolescência. Juiz de fora, 2018.

ULRICH. Dave; SMALLWOOD, Tompson. A gestão de pessoas e motivação. Rio de janeiro: FGV, 2015. 121 P.

ZENONE, Luiz Claudio. Gestão estratégica de marketing: conceitos e técnicas. São Paulo: ATLAS, 2011. 329 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-104