Influência do pH na microestrutura e nas propriedades fisicas do suco de umbu em pò obtido por cocristalização / Effect of pH on microstructure and physical properties of umbu juice powder obtained by cocrystallization

Milton Nobel Cano-Chauca, Claudia Regina Vieira, William James Nogueira Lima, Marcos Ferreira dos Santos, Gabriela Fernanda da Cruz Santos, Kelem Silva Fonseca, Lívia Aparecida Gomes Silva, Heron Ferreira Amaral

Abstract


 O trabalho teve como objetivos determinar a influência do pH na microestrutura e nas propriedades funcionais de densidade aparente, fluidez e de solubilidade em co-cristalizados de suco de umbu. Para a realização deste trabalho foi utilizada polpa de umbu, adquirida no comércio local com teor médio de sólidos totais de 16%. Antes do processo a polpa sofreu correção de pH para pH 3,5; pH 4,0 e pH 4,5 utilizando-se CaCO3. Para a preparação do produto foi utilizada polpa na concentração de 10, 15 e 20% (p/p). O processo de cocristalização consiste na concentração de um xarope de sacarose até a supersaturação, quando então é adicionada a polpa, em seguida, a mistura é submetida a uma intensa agitação que induz a formação de nucleação e aglomerados do produto.  As amostras foram secas em estufa e armazenadas. A análise de microscopia eletrônica ilustra que o suco em pó apresentou superfícies cristalinas em todos os tratamentos. As análises de solubilidade e ângulo de repouso indicaram que não houve interação entre pH concentração do suco, ou seja, agiram independentemente apresentando valores de solubilidade satisfatórios em torno de 37s e 42º, respectivamente. A análise de densidade aparente mostrou que houve interação entre pH e concentração do suco resultando em valores próximos a 0,85 g/cm3,valores similares à sacarose. Pode-se concluir que o suco em pó obtido por cocristalização resultou em um produto com boa fluidez, solubilidade e densidade aparente o que o torna um processo ideal de conservação.


Keywords


microestrutura, cocristalização, suco em pó.

References


ARAÚJO, F.P.et al. Influência do período de armazenamento das sementes de umbuzeiro na germinação e no desenvolvimento da plântula. Revista Brasileira de Armazenamento, v.26, n.2, p.36-39, 2001.

ASTOLFI-FILHO, Z.; SOUZA, A.; REIPERT, E.; TELIS, V. Encapsulação de suco de maracujá por cocristalização com sacarose: cinética e cristalização e propriedades físicas. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas. 25(04), p. 795-801, 2005.

AWAD, A.; CHEN, A.C. A new generation of sucrose products made by co crystallization. Food Technology. v. 47, n. 1, p. 146-148, 1993.

BERISTAIN, C.I., MENDOZA, R.E., GARCIA, H.S., VASQUEZ, A. Cocrystallization of Jamaica (Hibiscus sabdarifa L.) Granules, Lebensm-Wiss.u-Tecnology, v. 27, p.347-349, 1994.

BHANDARI, B.R., DATA, N., DARCY, B.R., RINTOUL, G.B. Co-Crystallization of honey with sucrose. Lebens-mittel-Wissanschaft und-Technologies, v.31, n.2. p.138-142, 1998.

CANO-CHAUCA, M., RODRIGUES, D.S., FREITAS, A. G., FONSECA, K.S. Avaliação das propriedades funcionais em cocristalizados de suco de umbu. In: Scaglioni, P.T. .Ensino e pesquisa no campo da engenharia e da tecnologia de alimentos. 2ed. Ponta Grossa, PR.: Editora Atena, v.1, p. 26-32. 2021.

CHEN, J.C.P.Cane sugar handbook. Houston: John Wiley, 1999.

CHEN, A.C., VEIGA, M.F., RIZZUTO, A.B. Co-crystallization: An encapsulation process. Food Technology. v.44, p.87-80, 1988.

MARTINS, M.L., BORGES, S.V., DELIZA, R., CASTRO, F.T., CAVALCANTE, N.B. Caraterísticas de doces em massa de umbu verde e maduro e aceitação pelos consumidores. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.42, n.9, p.1329-1333, 2007.

MENDES, B.V. Umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câmara): importante frutífera do semi-árido. Coleção Mossoroense. Série C- v.164. 1990. 67p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-127