Análise sobre a utilização de unidades seladoras e prensa-cabos à prova de explosão em instalações elétricas em atmosferas explosivas / Analysis of the use of explosion-proof sealing units and cable glands in electrical installations in explosive atmospheres

Lucas Teruo Andrade, Edemir Luiz Kowalski, Victor Salvino Borges

Abstract


As instalações elétricas em locais na presença de gases e vapores inflamáveis devem possuir uma aplicação restritiva no qual faz-se necessário cuidados especiais no que diz respeito a montagem, classificação do projeto, inspeção e manutenção de equipamentos elétricos em tais ambientes no intuito de prever explosões ou acidentes provenientes de ignição. O objetivo deste trabalho é apresentar as particularidades das instalações elétricas em atmosferas explosivas, exemplificar alguns desvios de montagem e apresentar instalações em conformidade com a norma IEC através do método de proteção do tipo à prova de explosão por meio da utilização de unidades seladoras e prensa-cabos, detalhando as vantagens e desvantagens de cada acessório adotado. Para tal, foram utilizados recursos de uma empresa que opera no segmento de atmosferas explosivas, de modo que o estudo é fundamentado nas normas aplicáveis exemplos práticos.

 


Keywords


atmosfera explosiva, à prova de explosão, instalações elétricas.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR IEC 60079-0: Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamentos - Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, versão corrigida, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR IEC 60079-14: Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas, Rio de Janeiro, versão corrigida, 2016.

BULGARELLI, R. et al. O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas. 1ª edição, Jundiaí: Editora Paco Editorial, 2018.

BULGARELLI, Roberval. Guia ABENDI 2021: Atmosferas Explosivas – Equipamentos e instalações elétricas e mecânicas. São Paulo: ABENDI, 92 páginas, 2021. Disponível em: < http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?c=481>. Acesso em: 23 de março de 2020.

COSTA, A. K. Especificações Técnicas de Motores Elétricos de Baixa Tensão para Aplicação em Áreas Classificadas. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Trabalho de Conclusão de Curso, 2016.

JORDÃO, D. M. Pequeno manual de instalações elétricas em atmosferas potencialmente explosivas. 2ª edição, São Paulo: Editora Blucher, 2018.

SILVA, J. Atmosferas explosivas: instalação de equipamentos elétricos em áreas classificadas. 2ª edição, São Paulo: Editora Paco Editorial, 2016.

Peço que por gentileza que após o pagamento envie para o mesmo email que estava conversando com o editor comprovante e artigo em formato Word.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-139