Infraestrutura e patrimônio público: custo de depreciação em edifícios novos não operacionalizados – UPA 24 horas / Public heritage: depreciation cost in new buildings not operated - 24 hour UPA

Juliano Avelar Moura, Evellyn Heloiza Dourado Morais

Abstract


Os recursos públicos são utilizados para investimentos em programas e ações que ofereçam e melhorem o atendimento da população em diversos aspectos, porém, quando esse recurso não é aplicado da maneira correta o mesmo pode representar não apenas o desperdício de recursos financeiros diretos relacionados ao escopo do projeto, mas também, custos sociais irreparáveis e irremediáveis em curto prazo. Tomemos como exemplo recente a pandemia do COVID-19, que surpreendentemente, vem alertar o cenário mundial sobre a necessidade de uma infraestrutura mínima de reserva destinada à saúde coletiva. A aplicação de recursos em programas/ações que não oferecem efetivamente uma melhoria no atendimento da população é uma situação presente na Cidade de Goiás - GO, desta forma, este trabalho apresenta uma análise sobre quais são os custos monetários decorrentes da depreciação de edifícios novos, que não entraram em operação na rede de saúde pública municipal, em função da precariedade da gestão pública. O campo desta pesquisa parte de uma situação real averiguado numa UPA - 24h (unidade de pronto atendimento) que foi contratada pelo município no ano de 2010 e concluída no ano de 2015.


Keywords


administração pública, infraestrutura, depreciação, custos, saúde pública.

References


ALMEIDA, Lúcio Meneses de. Os serviços de saúde pública e o sistema de saúde. Rev.

Port. Sau. Pub., Lisboa, v. 28, n. 1, p. 79-92, 2010 .

BARROS, Aildil Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. In: Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2011.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, v. 2, p. 10, 2004.

MCASP. Manual De Contabilidade Aplicada Ao Setor Público. 7ª Edição. Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda. Disponível Em: .

POSSAN, Edna; DEMOLINER, Carlos Alberto. Desempenho, durabilidade e vida útil das edificações: abordagem geral. Revista técnico-científica, v. 1, n. 1, 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.

SILVA, E. A.; AUXILIADORA, D.; MONTEIRO, A. Alocação de Recursos Públicos: uma Análise de Eficiência Relativa nas Microrregiões Mineiras. XXXv Encontro da ANPAD, p - 1-17,2011.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

STEVENSON, William J. Estatística aplicada à administração. - São Paulo: arper s i l , 1 9 8 1 .do Brasil, 1981.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-157