Qualidade do preparo do solo utilizando grade pesada / Quality in the mechanized harvesting corn sown at different speeds
Abstract
O preparo convencional do solo ainda é um procedimento comum na agricultura brasileira e, este contexto, o uso de grades pesadas é utilizado por diversos produtores. Assim, o conhecimento da variabilidade dos parâmetros de desempenho desta operação pode ser útil para que se possa obter melhor qualidade do processo. Desta forma, objetivou-se neste trabalho avaliar a qualidade operacional do preparo do solo realizado por meio de uma grade pesadas utilizando-se ferramentas do controle estatístico de processo. O trabalho foi desenvolvido no município de Sinop – MT, em solo de textura argilosa e apresentando teor de água no solo igual a 25,74%. A avaliação da qualidade operacional foi obtida tomando-se 33 pontos amostrais em intervalos e 1,5 minutos, utilizando-se como indicadores de qualidade da operação a rotação do motor, o consumo horário, específico e operacional, força e potência na barra de tração e consumo energético por unidade de área trabalhada. Os indicadores de qualidade relacionados ao consumo de combustível, exceto o consumo específico, apresentaram padrão de agrupamento dos dados, enquanto que os indicadores relacionados à força de tração apresentaram agrupamento e tendência. Com base nos indicadores avaliados, o processo foi considerado instável, resultando em uma operação de baixa qualidade.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
GABRIEL FILHO, A.; SILVA, S. L.; MODOLO, A. J.; SILVEIRA, J. C. Desempenho de um trator operando em solo com diferentes tipos de cobertura vegetal. Engenharia Agrícola. v.24, n.3, p.781-789, 2004.
GUPTA, S.C., LARSON, W.E. Modeling soil mechanical behavior during tillage. In: American Society Of Agronomy. Predicting tillage effects on soil physical properties and processes. Madison: Soil Science Society of America, 1982. p.151-178.
LOPES, A.; LANÇAS K. P.; FURLANI, C. E. A.; NAGAOKA, A. K.; CASTRO NETO, P.; GROTTA, D. C. C. Consumo de combustível de um trator em função do tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalho. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.7, n.2, p.382-386, 2003.
MIALHE, L.G. Gerência de sistema tratorizado vs operação otimizada de tratores. Piracicaba: ESALQ/USP, 30 p. 1991.
MONTANHA, G.K.; GUERRA, S.P.S.; SANCHEZ, P.A.; CAMPOS, F.H.; LANÇAS, K.P. Consumo de combustível de um trator agrícola no preparo do solo para a cultura do algodão irrigado em função da pressão de inflação nos pneus. Revista Energia na Agricultura, v.26, n.1, 2011.
SALVADOR, N.; MION, R.L.; BENEZ, S.H. Consumo de combustível em diferentes sistemas de preparo periódico realizados antes e depois da operação de subsolagem. Ciência e Agrotecnologia. Lavras. v.33. n.3. 2009.
SOUZA, L. H.; RABELO, C. G.; CABACINHA, C. D.; PINTO, M. J. S.; MATOS, L. Consumo de combustível em trator agrícola em função da velocidade e profundidade de trabalho nas operações de aração e gradagem. Revista Engenharia na Agricultura, v. 23, p. 65, 2015.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-225