Taxonomia de traços de personalidade de usuários das redes sociais / Taxonomy of personality traits of social network users

Cecy Maria Martins Brito, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli

Abstract


O presente trabalho de pesquisa trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e quantitativo, cujo corpus foi composto por textos escritos por usuários da rede social Facebook e que teve como objetivo geral avaliar a hipótese de a taxonomia de textos ser capaz de contribuir para a identificação de traços de personalidade em textos de usuários dessa rede social, por meio do modelo computacional Cassiopeia. Para isso, foram analisados textos publicados pelos usuários, por meio da seleção de grupos, fechados e secretos, de pessoas que se dizem usuárias do Facebook. Utilizando o Cassiopeia, tais textos foram classificados em um determinado traço de personalidade, de acordo com o Big Fiveou os cinco fatores da personalidade (extroversão / introversão; neuroticismo / estabilidade emocional; socialização / agradabilidade; escrupulosidade / conscienciosidade ou realização; e abertura para experiência). A partir dessa classificação, pôde-se identificar esses traços e, por meio deles, agrupar, de maneira automática, inúmeros textos de usuários, além de descobrir conhecimentos implícitos, criar um conjunto de palavras que classificam os grupos de usuários e identificar o traço de personalidade característico destes. Os textos foram selecionados utilizando a mineração de textos para criar uma taxonomia de traços de personalidade. Os resultados da pesquisa foram considerados positivos, porque o procedimento computacional acima descrito agrupou os 100 textos selecionados em 26 clusters (pastas) a partir da taxonomia de traços de personalidade criada.


Keywords


redes sociais, taxonomia de perfil, mineração de textos, traços de personalidade.

References


AS 20 MAIORES redes sociais do mundo (2020 e 2021). Maiores e Melhores [site]. 2021. Disponível: . Acesso em: 2 jan. 2021.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época, v. 23).

GUELPELI, M. V. C. Cassiopeia: um modelo de agrupamento de textos baseado em sumarização. Tese (Doutorado em Computação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil, 2012.

HALL, C. S.; LINDZEY, G.; CAMPBELL, J. B. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Teorias da personalidade. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MODELO BIG Five de personalidad y selección. Aiteco Consultores Desarrollo y Gestión [site]. 2021. Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2021.

MORAIS, E. A. M.; AMBRÓSIO, A. P. L. Mineração de textos. Technical Report – INF, 005/07 [Relatório Técnico]. Goiás: Instituto de Informática / Universidade Federal de Goiás, Dezembro, 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.

PERVIN, L. A.; JOHN, O. P. Personalidade: teoria e pesquisa. 8. ed. Trad. R. C. Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-241