Estudo empírico das práticas pedagógicas em uma escola pública de ensino integral no municipio de Fortaleza - CE / An empirical study of the pedagogical practices in a public school of integral education in Fortaleza - CE

Shirley Vieira de Lima

Abstract


Este trabalho se constitui num estudo empírico sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma instituição de ensino municipal na cidade de Fortaleza-CE. Tal tarefa constitui-se numa pesquisa quali - quantitativa na qual fizemos uso de um questionário com respostas múltiplas cuja população amostral foi constituída de alunos do 9º ano de uma Escola de Tempo Integral Dom Antônio de Almeida Lustosa, sediada no município de Fortaleza. A investigação está centrada nas práticas de ensino docente e no desvelamento destas por parte dos alunos. A problemática em análise é a da aplicação de práticas pedagógicas docentes capazes de aumentar a atenção do aluno motivando-o a participar, interagir e aprender. Este estudo se direciona de forma prioritária para a reflexão das práticas utilizadas na escola e a implicação destas na qualidade da aula. Sabemos que os métodos de ensino bem aplicados pelo docente, permitem que o estudante queira participar e construir o seu aprendizado. Conquistar a concentração do aluno e consequentemente que ele aprenda é o objetivo de todo professor e isso dependerá da prática pedagógica adotada. Com a implementação da base nacional, o professor precisará promover uma forma de educar consciente, flexível e inovadora, saindo dos moldes tradicionais da aprendizagem e melhorando o processo da aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa está pautada na idéia da pesquisa crítica colaborativa que tem por objetivo criar na escola a cultura de análise, possibilitando aos seus professores a reflexão e transformação de suas práticas. A inovação necessita de uma postura de mudança, de adaptações no fazer cotidiano e desenvolver novas práticas pedagógicas que atendam aos diferentes tipos de aprendizagens, ritmos e particularidades de cada aluno, requer algum tempo, conhecimento pedagógico e compromisso por parte do professor. Sobre a relevância deste trabalho, deve-se ao fato de que o aluno do século XXI passa a ser o ator principal na construção e busca do conhecimento e o professor assume o papel de mediador do processo de aprendizagem.


Keywords


práticas pedagógicas, ensino aprendizagem, escola integral.

References


ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate. (orgs.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3 ed. Joinville, Santa Catarina: Univille, 2004.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; Didática e docência: aprendendo a profissão. 3ed. Nova ortografia. Brasília: Liber livro,2011.

JULIÃO. Antônio Osmar Ribeiro. Habitus e representação social dos mestrandos cearenses em ciências da educação em uma instituição de ensino superior na cidade de Assunção. Fortaleza: Premius gráficas e Editora,2019.

LDB -Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

______. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 19. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PEREZ, Tereza. BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. Fundação Santillana. Ed. Moderna. SP: Editora Moderna. 2008

PILETTI, Claudino. Didática Geral. Série educação. Edição rev. e atual. nova ortografia. 24 ed. São Paulo. Editora: Ática, 2010.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil.- 2.ed.rev.e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

VIEIRA, Sofia Lerche. História da educação no Ceará: sobre promessas fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-260