Estudo comparativo dos coeficientes de produção de mão de obra e na execução de edificações residenciais unifamiliares no interior do Ceará / Comparative study of the production coefficients of labor and execution of single-family residential buildings in the interior of Ceará

Authors

  • José Igor Pereira Frota
  • Paulo Robson Parente Linhares
  • José de Carlos Batista
  • Almircelio Sampaio Marques
  • Eliane Da Silva Soares Ferreira
  • Francisco Kelson Pereira Alves
  • Saulo Passos Ramos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-271

Keywords:

comparativo, mão de obra, produtividade, razão unitária de produção.

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo comparativo de produtividade da mão de obra aferidas através de coletas de campo em alguns serviços em construções residenciais unifamiliares. Como método de pesquisa para a produção deste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica para conhecer os conceitos de produtividade na construção civil; O estudo de caso in loco contempla três obras residenciais unifamiliares, onde foi aferido o coeficiente de produtividade dos serviços. Com isso, é possível propor aos gerentes de obras índices mais eficazes para a aplicação nos seus projetos, mostrando que para maior assertividade se faz importante a realização de coletas de dados de produtividade da equipe para a aplicação desses índices em obras futuras.

References

ABREU, L. M. Análise da produtividade de mão de obra na construção civil: estudo em obras de pequeno porte na cidade de Crateús-CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2019.

ARAÚJO, L. O. C. Método para previsão e controle da produtividade da mão- de-obra na execução de formas, armação, concretagem e alvenaria. 2000. 385 f. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo (SP).

BRANDSTETTER, M. C. G.O.; RODRIGUES, G. L. Medições de desempenho da mão de obra em serviços de construção -alternativas para mensuração. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 34, 2014.

CARRARO, F. Produtividade da mão-de-obra no serviço de alvenaria. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

CARVALHO, J. V.; MOURA, J.; ANDRADE, A. Análise de indicadores de produtividade subsidiando a redução de custos no serviço de alvenaria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 8., 2013.

DANTAS, J. D. F. Produtividade da mão de obra - Estudo de caso: métodos e tempos na indústria da construção civil no subsetor de edificações na cidade de João Pessoa- PB. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2011.

DONATTI, L. G. Produtividade de mão de obra e consumo de materiais em revestimentos argamassados – um estudo de caso. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2013.

FALCÃO, T. F.; BRANDSTETTER, M. C. G. O.; AMARAL, T. G. Diretrizes estratégicas para melhoria da eficiência logística em canteiros de obras. In: Encontro Nacional De Tecnologia No Ambiente Construído, 13., 2010.

KATO, C. S.; SOUZA, U. E. L. de. Método de prognóstico de custos de edificações na fase de estudo de viabilidade aplicação ao caso de alvenaria estrutural. In: X Conferência Internacional da LARES, 2010, São Paulo.

MARDER, T. S. A produtividade da mão-de-obra no serviço de alvenaria no município de Ijuí. 2001. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui. 2001.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 8. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, D. G.; SANTOS, C. O. Identificação de problemas nos processos construtivos a partir do índice de produtividade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 5., 2007.

SOUZA, U. E. L.; Como aumentar a eficiência da mão de obra: manual de gestão da produtividade na construção civil. 1ed. são Paulo, PINI, 2006. 100 p.

Published

2022-06-17

How to Cite

Frota, J. I. P., Linhares, P. R. P., Batista, J. de C., Marques, A. S., Ferreira, E. D. S. S., Alves, F. K. P., & Ramos, S. P. (2022). Estudo comparativo dos coeficientes de produção de mão de obra e na execução de edificações residenciais unifamiliares no interior do Ceará / Comparative study of the production coefficients of labor and execution of single-family residential buildings in the interior of Ceará. Brazilian Journal of Development, 8(6), 46811–46825. https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-271

Issue

Section

Original Papers