Segurança do trabalho: os problemas nos canteiros de obras por falta dos equipamentos de proteção individual – EPI’S / Work safety: problems at construction site due to the lack of individual protection equipment - PPE'S

Matheus Oliveira Felício, Atan Márico de Oliveira Silva, Elias Lima de Menezes Neto, Heyder de Souza Castro Oliveira, Hiroshi Cavalcante Medeiros Koseki, Maysa Memória Martins, Marcílio Gonçalves de Farias Pereira, Thiago de Brito Sousa Ximenes

Abstract


O presente artigo intitulado Segurança do Trabalho: os problemas nos canteiros de obras por falta dos equipamentos de proteção individual, tem como finalidade, analisar o grande fator que contribui para que o uso dos EPI’s seja escasso nos canteiros de Engenharia Civil no município de Piripiri – PI. Para tanto, o referido traz a seguinte indagação: Qual o motivo para o não uso dos EPI’s? Para o alcance do intento, todo o trabalho se dará através de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Este estudo está direcionado à área da Construção Civil, a qual debruça perspectivas acerca da Segurança do Trabalho nos canteiros de obras, fazendo um comparativo no âmbito nacional e estadual. Para tal análise serão utilizados autores como DINIZ (2005), CADAMURO (2013), como também o blog do INBRAEP. A relevância social e acadêmica deste estudo possibilita ampliar conhecimentos técnicos e práticos que visam identificar a importância do uso de EPI’s por parte dos colaboradores, bem como a correta disposição dos EPC’s, no âmbito dos canteiros de obras, objetivando assim a segurança do trabalho na construção civil. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de campo em vários canteiros de obras na cidade de Piripiri-Piauí quando então foi aplicado um questionário para os colaboradores e responsáveis técnicos, bem como da disposição dos equipamentos de proteção coletiva no canteiro de obras pesquisado. Durante a pesquisa de campo pôde-se constatar que os colaboradores estão conscientes da importância dos EPI’s para sua segurança e saúde. Verificou-se também que muito embora as construtoras pesquisadas ainda não disponham de um setor específico para a gestão da Segurança do Trabalho.


Keywords


segurança do trabalho, construção civil, acidentes, EPI’s.

References


ANAMT, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABALHO. AEAT 2017: Previdência divulga acidentes de trabalho durante reunião em Brasília. Disponível em: < https://www.anamt.org.br/portal/2018/10/02/aeat-previdencia-divulga-acidentes-de-trabalho-de-2017/>. Acesso em: 26 set 2021.

CADAMURO, S. J. Liderança no Canteiro de Obras [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2013.

COSTA, Hertz Jacinto. Manual de acidente do trabalho. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2008.

COSTA, Marcio Roberto [et al]. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): Uma proposta de inclusão da NR 5 (CIPA) no Sistema de Gestão Integrada. Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade. v. 7, nº 2, 2012.

DELTAPLUS, 7 EPIs para construção civil que são extremamente necessários. Disponivel em: < https://deltaplusbrasil.com.br/blog/7-epis-para-construcao-civil-que-sao-extremamente-necessarios/ >. Acesso em: 23 set 2021.

DINIZ, Antônio Castro. Manual de Auditoria Integrado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). 1. ed. São Paulo: VOTORANTIM METAIS, 2005.

GABRIEL. Índice de acidentes e mortes no trabalho cresceu no setor de Construção Civil. 2020. Disponivel em: < https://www.jornalcontabil.com.br/indice- de-acidentes-e-mortes-no-trabalho- cresceu-no-setor-de-construcao-civil/>. Acesso em: 09 abr 2021.

GIZONI, Maike Santos. De Marco, Gerson. A importância da segurança no trabalho na construção civil: um estudo no município de jaboticabal - SP. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, Novembro de 2018.

INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). História Segurança do Trabalho. Santa Catarina: Equipe INBRAEP, 27 de outubro de 2017. Disponível em: https://inbraep.com.br/publicacoes/historia-seguranca-do-trabalho/. Acesso em: 25 set 2021.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDENCIA. Dados estatísticos – Saúde e Segurança do Trabalhador. Disponível em: < https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/dados-de-acidentes-do-trabalho > Acesso em: 15 abr. 2022.

RODRIGO, Cleiton Cisz. Conscientização do uso de epi’s, quanto à segurança pessoal e coletiva. Curitiba Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2015

TUMELERO, Naína. Pesquisa de campo: conceitos, finalidade e etapas de como fazer. Disponivel em < https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-campo/ >. Acesso em: 02 out 2021




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-284