Análise das vendas de e-books de uma editora por meio de ferramentas de gestão estratégica e organizacional / Analysis of e-book sales of a publishing company through strategic and organizational management tools

Marina Fernandes Sodré, Carlos Roberto Falcão de Albuquerque Junior

Abstract


Diante de um mercado em crescimento, é essencial que as organizações adquiram conhecimentos e desenvolvam estratégias que as diferenciem de suas concorrentes, de forma a conquistar clientes e aumentar seu market share. Este trabalho consiste em um estudo de caso e tem como foco uma editora, considerada como umas das maiores no ramo editorial. Dessa forma, o objetivo principal deste artigo é estudar a venda de livros no formato digital da editora, através da utilização de algumas ferramentas de gestão estratégica e organizacional. Para isso, foi desenvolvida a matriz swot com análises internas sobre os pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Além disso, foi realizada uma análise de mercado, por meio da aplicação do composto de marketing, para entender sua atuação nos 4 ps (produto, preço, praça e promoção). E levantadas as necessidades dos clientes através do método do desdobramento da função qualidade. Durante as pesquisas, também foi possível entender como o cenário de pandemia de covid-19 afetou o consumo dos e-books. Por fim, o trabalho propõe estratégias para o aumento das vendas do livro digital, as quais permeiam pelo estudo do preço, ações de marketing e a qualidade do arquivo.


Keywords


planejamento estratégico, matriz swot, composto de marketing, QFD, editora.

References


ALVES, Caio Henrique Tagliate; BERNADO, Juliana Maioli Lawall; OLIVEIRA, Tatiana Dornelas de. O planejamento estratégico no contexto das microempresas: uma investigação no setor de vestuário. Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 96-116, jan./jun. 2019.

BOOKWIRE. The digital consumer book barometer – Covid-19 Special Edition Brazil. 2020. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2021.

CARVALHO, Marly Monteiro de; LAURINDO, Fernando José Barbin. Estratégia competitiva: dos conceitos à implementação. 2. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

COUTINHO, Pedro; PESTANA, Olívia. eBooks: evolução, características e novas problemáticas para o mercado editorial. PÁGINAS a&b. s. 3, n. 3, p. 169-195, 2015.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MORAIS, Rodrigo Marques de; BARROS, Thiago de Souza. Gestão de estratégias: uma nova abordagem de planejamento. Curitiba: InterSaberes, 2017.

SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro. 2020. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2020




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-290