Jogos online e lúdicos: um impacto no ensino remoto / Online and ludic games: an impact on remote learning

Michélia Netto Acruchi Alves, Eline das Flores Victer

Abstract


O presente trabalho apresenta uma proposta sobre o uso de jogos online e lúdicos no processo ensino aprendizagem das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) nas séries iniciais do Ensino Fundamental na modalidade ensino remoto. Os fundamentos teóricos versam sobre o jogo como atividade lúdica conforme as ideias de Grando (2000), Smole, Diniz e Milani (2007) afirmam que os jogos nas aulas de matemática contribuem para o desenvolvimento de várias habilidades e de Piaget (1975) que defende um ensino fundamentado na interação e troca. O objetivo deste artigo é oferecer aos participantes e leitores novos caminhos, através da utilização de jogos online e lúdicos que promovam a apropriação dos conceitos das operações matemáticas básicas e seus respectivos cálculos. A pesquisa permitiu verificar que os jogos online e lúdicos promovem mudanças animadoras e contribuem para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.


Keywords


jogos online e lúdicos, operações matemáticas básicas, ensino remoto.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/SEB, 2017.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 3. ed. São Paulo: IME/USP, 1998.

EMERIQUE, P. S. Isto e aquilo: jogo e ‘ensinagem’ matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org). Pesquisas em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A, 2008.

GRANDO, R. C.A, O Conhecimento Matemático e o Uso dos Jogos na Sala de Aula. Campinas SP, 2000. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social IN: MINAYO, M. C. S. (org) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade, Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v 22, n37, p 7-32, 1999.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação? 3. ed. Tradução Ivett Braga. Rio de Janeiro: José Olympio.

SMOLE, K, S, M.I; MILANI, E. Cadernos de MATHEMA - jogos de Matemática - 6º a 9°. Porto Alegre: Artmed, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-294