Reflexão sobre os conceitos de ideologia, poder e globalização / Reflection on the concepts of ideology, power, and globalization

Jaqueline Faccioli Seabra, Pietra Martins dos Santos Fentanes, Tássia Veiga Faccioli, Neire Aparecida Machado Scarpini

Abstract


Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os conceitos de ideologia, cultura, poder e globalização aplicados ao currículo escolar e à luz da teoria crítica do currículo. O objetivo foi fazer uma reflexão em que se parte do conteúdo do documentário Corações e mentes: o universo dos outros (2018) para discutir alguns fundamentos tratados por autores como Moreira (2006), Moreira e Tadeu (2013), Pacheco (2005), Giroux (1997), Sacristán e Gomez (1998), Sacristán (2012) e Silva (2010). A pesquisa partiu de consensos como o de que o currículo à luz das teorias tradicionais não atende mais à necessidade da escola. Desde os anos 1970, quando se consagrou a abordagem crítica sobre a sociologia da educação para repensar no currículo, não mais foi possível alegar a inocência de um currículo educacional no tocante à organização e realização do ensino escolar. A teoria crítica denota o currículo como mecanismo de ideologia, cultura e poder. Suposto veículo de transmissão de conhecimento e adequação do indivíduo na escola, o currículo passa a ser visto como terreno fértil a processos de produção política e de emancipação social. Considera-se que os conceitos de ideologia, cultura e poder, quando tratados segundo a teoria crítica do currículo, permitem problematizar as relações hegemônicas que configuram o controle do conhecimento escolar.


Keywords


currículo, ideologia, poder e globalização.

References


CORAÇÕES E MENTES: O UNIVERSO DOS OUTROS. Direção Cacau Rhoden. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2018. Documentário, 26min, colorido. Disponível em: < https://www.videocamp.com/pt/movies/ep-1-coracoes-e-mentes-l-o-universo-dos-outros>. Acesso em: 28 abr.

GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 157-164.

MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PACHECO, José Augusto. O que se entende por currículo? In: Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005, p. 29-42.

SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Artmed, 1998.

SACRISTÁN, José Gimeno. O significado e a função da educação na sociedade e cultura globalizadas. In: MOREIRA, Antônio F. B.; GARCIA, Regina L. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios, 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 54-69.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3a. ed. Reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-313