Reflexão sobre os conceitos de ideologia, poder e globalização / Reflection on the concepts of ideology, power, and globalization
Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os conceitos de ideologia, cultura, poder e globalização aplicados ao currículo escolar e à luz da teoria crítica do currículo. O objetivo foi fazer uma reflexão em que se parte do conteúdo do documentário Corações e mentes: o universo dos outros (2018) para discutir alguns fundamentos tratados por autores como Moreira (2006), Moreira e Tadeu (2013), Pacheco (2005), Giroux (1997), Sacristán e Gomez (1998), Sacristán (2012) e Silva (2010). A pesquisa partiu de consensos como o de que o currículo à luz das teorias tradicionais não atende mais à necessidade da escola. Desde os anos 1970, quando se consagrou a abordagem crítica sobre a sociologia da educação para repensar no currículo, não mais foi possível alegar a inocência de um currículo educacional no tocante à organização e realização do ensino escolar. A teoria crítica denota o currículo como mecanismo de ideologia, cultura e poder. Suposto veículo de transmissão de conhecimento e adequação do indivíduo na escola, o currículo passa a ser visto como terreno fértil a processos de produção política e de emancipação social. Considera-se que os conceitos de ideologia, cultura e poder, quando tratados segundo a teoria crítica do currículo, permitem problematizar as relações hegemônicas que configuram o controle do conhecimento escolar.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CORAÇÕES E MENTES: O UNIVERSO DOS OUTROS. Direção Cacau Rhoden. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2018. Documentário, 26min, colorido. Disponível em: < https://www.videocamp.com/pt/movies/ep-1-coracoes-e-mentes-l-o-universo-dos-outros>. Acesso em: 28 abr.
GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 157-164.
MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
PACHECO, José Augusto. O que se entende por currículo? In: Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005, p. 29-42.
SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Artmed, 1998.
SACRISTÁN, José Gimeno. O significado e a função da educação na sociedade e cultura globalizadas. In: MOREIRA, Antônio F. B.; GARCIA, Regina L. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios, 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 54-69.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3a. ed. Reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n6-313