Extração sustentável de óleo de pinhão manso com solvente aquecido por radiação solar / Sustainable jatropha seed oil exraction with solvent heating by solar radiation

Authors

  • Fernanda Peres Tavares
  • Beatriz Cristina Silvério
  • José Luiz Vieira Neto
  • Kássia Graciele dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-062

Keywords:

Energia Solar, Extração de óleo, Concentrador solar.

Abstract

O uso intensivo das reservas esgotáveis de combustíveis fosseis e os problemas ambientais ocasionados por esse uso, tem desencadeado na sociedade a procura por alternativas menos agressivas ao meio ambiente. Deste modo, a energia solar se destaca por ser uma fonte abundante, não poluente, renovável e disponível em qualquer localidade da Terra. Constitui-se portanto numa forma ideal de proteção ao meio ambiente. Com base nesse contexto, o presente trabalho consiste na construção de um protótipo de leito fixo para a extração de óleos vegetais por solvente aquecido por um concentrador solar. O trabalho constituiu-se basicamente de duas etapas. A primeira, relacionou-se a construção do concentrador biangular de doze lados, cujo objetivo foi aquecer de forma direta o solvente (álcool hidratado) utilizado na obtenção de óleo pelo processo de lixiviação de sementes. É importante ressaltar que o concentrador solar biangular de doze lados projetado, comparado aos outros tipos de concentradores, apresentou-se como a configuração mais econômica e de fácil construção. A segunda etapa, de extração, se baseou no estudo da influência de diferentes vazões de solvente (15, 25 e 35 mL/min) sobre a eficiência de extração de óleo da semente de pinhão manso. Deste modo, foi possível verificar que a vazão de alimentação de 25 mL/min garantiu ao processo um maior teor de óleo extraído, pois esta, ao mesmo tempo que proporcionou um bom coeficiente convectivo de transferência de massa, alcançou uma temperatura próxima a temperatura de ebulição do solvente. Nesta etapa também foi possível o cálculo da eficiência média de extração, igual a 88,4 %, sendo que para isso foi necessário realizar a extração convencional pelo método Soxhlet. Por fim, o óleo obtido no processo de extração destaca-se como uma alternativa de fonte de renda, uma vez que este pode ser empregado para diversos fins.

 

 

References

ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica (Brasil). Energia Solar. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf> Acesso em: 22 set 2015.

CREMASCO, Marco Aurélio. Operações Unitárias em Sistemas Particulados e Fluidomecânicos. 2. ed. Campinas: Blucher, 2012.

CRUZ, Marcelle Rodriguez da. Extração do óleo da torta de pinhão manso (Jatropha curcas L.) com etanol para remoção de éster de forbol. 2012. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) -Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.

GANDHI, A. P., et al. Studies on alternative solvents for the extraction of oil?I soybean. International journal of food science & technology, Oxford, v.38, p.369-375, 2003.

MARTINS, Fernando Ramos; PEREIRA, Enio Bueno; ECHER, Mariza Pereira de Souza. Levantamento dos recursos de energia solar no Brasil com o emprego de satélite geoestacionário: O Projeto Swera. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 26, n. 2, p.145-159, 2004.

MORETTO, Eliane; FETT, Roseane. Tecnologia de óleos e gorduras vegetais na indústria de alimentos. São Paulo: Varela, 1998.

PIGHINELLI, Anna Leticia Montenegro Turtelli. Extração mecânica de óleos de amendoim e de girassol para produção de biodiesel via catálise básica. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

RAMALHO, Hugo F.; SUAREZ, Paulo A. Z. A Química dos Óleos e Gorduras e seus Processos de Extração e Refino. Revista Virtual de Química, Brasília, v. 5, n. 1, p.2-15, nov. 2012.

REGITANO-D'ARCE, Marisa Aparecida Bismara. Pós colheita e Armazenamento de grãos. São Paulo: Disciplina de Tecnologia de Produtos Agropecuários II, 2002. Disponível em: http://www.esalq.usp.br/departamentos/lan/pdf/Armazenamentodegraos.pdf. Acesso: 01 out. 2015.

RODRIGUES, Christianne Elisabete da Costa. Utilização de solvente biorenovável nos processos de extração e desacidificação de óleos vegetais. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em equilíbrio de Fases e Processos de Separação na Indústria de Alimentos) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2011.

SANTOS, Sebastião Amílcar de Figueiredo; NASCIMENTO FILHO, Jair. Coletores solares: materiais disponíveis no meio rural. In: Encontro de Energia no Meio Rural, 4., 2002, Campinas.

SOUZA FILHO, José Ribeiro de. Projeto, construção e levantamento de desempenho de um concentrador solar cilíndrico parabólico com mecanismo automático e rastreamento solar. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Departamento de Pós Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

SOUZA, Luiz Guilherme Meira de; BEZERRA, João Maria.Sistema Alternativo de Aquecimento Solar (2000). CONEM – Natal-RN. Disponível em: <http://www.abcm.org.br/app/ webroot/anais/conem/2000/DC8528.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015

TOMAZIN JUNIOR, Celso. Extração de óleo de soja com etanol e transesterificação etílica na miscela. 2008. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, 2008.

Published

2019-12-05

How to Cite

Tavares, F. P., Silvério, B. C., Neto, J. L. V., & Santos, K. G. dos. (2019). Extração sustentável de óleo de pinhão manso com solvente aquecido por radiação solar / Sustainable jatropha seed oil exraction with solvent heating by solar radiation. Brazilian Journal of Development, 5(12), 28909–28925. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-062

Issue

Section

Original Papers