Satisfação dos clientes do restaurante universitário do campus JK da Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM- MG / Satisfaction of clients of the University Restaurant on the JK campus of the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valley

Renata Silva Araújo, Dora Neumann, Kelly da Rocha Neves, Hélen Cristina Soares e Soares

Abstract


Restaurantes universitários são unidades de alimentação e nutrição que atuam como ferramentas importantes na assistência estudantil, nos quais é relevante avaliar a opinião dos clientes quanto às refeições oferecidas através de pesquisa de satisfação. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a satisfação dos usuários do restaurante universitário da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, por meio de questionário de satisfação, relacionando-se grau de importância com o grau de satisfação. Participaram do estudo 200 usuários, na maioria estudantes. Para mais de 80% dos usuários a limpeza, o atendimento, o preço, a variedade e o cardápio são os atributos mais importantes. Porém, maior percentual de satisfação foi alcançada para forma de pagamento, limpeza, atendimento, conforto e iluminação respectivamente. Menor percentual estava satisfeito com o cardápio e com a variedade. Maior insatisfação foi verificada com o preço e a localização. Cerca de 79,5% pretendem voltar ao restaurante e a maioria situou-se na faixa de indecisos sobre recomendar o restaurante a um amigo. Concluiu-se que alguns atributos demandam investimentos e ajustes por parte da empresa fornecedora da alimentação, como cardápio, variedade, temperatura e sabor dos alimentos para obtenção de maior nível de satisfação dos clientes. Outros aspectos como preço e localização demandam reflexões da própria universidade para a busca de investimentos para o subsídio da alimentação e construção do RU definitivo da universidade, melhor localizado.

 

 


Keywords


Nível de satisfação. Restaurante Universitário. Alimentação.

References


ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.. Atendimento e satisfação do cliente. In: ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 5.ed. São Paulo: Metha, 2013. p. 219-225.

ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N. A unidade de alimentação e nutrição. In: ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 3. ed. São Paulo: Metha, 2009. p. 33-40.

ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Planejamento de cardápio e receituário padrão. In: ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 3.ed. São Paulo: Metha, 2009.p. 107-118.

ALVES, M. S.; SALCEDO, D. A. Indicadores de Qualidade como Instrumento de Gestão: um estudo de caso no Restaurante Universitário da UFPE. In: Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e e Gestão da Informação (ENEGI),V, Anais..., 2014.

COLARES, L. G. T.; FREITAS, C. M. Processo de trabalho e saúde de trabalhadores de uma Unidade de alimentação e nutrição: entre a prescrição e o real do trabalho. Cad. Saúde Públ., v. 23, p. 3011-20, 2007.

COUTINHO, E. P.; MOREIRA, R. T.; SOUZA, D. M. Aplicação do ciclo de serviços na análise da gestão da qualidade de um restaurante universitário. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXV, Anais..., 2005.

FLORÊNCIO, G.K. Perfil de satisfação dos clientes de uma Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN de uma cidade do interior de São Paulo. 8ª Mostra Acadêmica da UNIMEP, São Paulo, 2010. Anais...,2010

GARDIN, E. T. O.; CRUVINEL, E. B. S. Avaliação da satisfação dos clientes do restaurante universitário (RU) do Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina,2014.

GRÁCIA, M. A. Parâmetros indicadores de qualidade de carne moída utilizada em restaurantes de coletividade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

HÄRTER, A. C.; SILVA, C. E. S. F.; SNEYDER, D.; SIQUEIRA, R. F. Estudo de Caso Sobre a Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário- RU. Revista de Estudos Sociais, Cuiabá, v. 15, n. 30, 2013.

HOWARD, J.A.; SHETH, J. N. The Theory of Buyer Behavior. John Wiley & Sons, 1969.

HUNT, H. K. CS/D-Overview and Future Research Direction, in Conceptualization and Measurement of Costumer Satisfaction and Dissatisfaction, H. K. Hunt, ed.Cambridge, MA: Marketing Science Institute, 1977.

JUNIOR, F. J. M.; PERIPOLLI, A.; LOOSE, L. H.; PIAIA, R.; SCHER, V. T.; PAFIADACHE, C.; PALM, B. G. Satisfação dos usuários do restaurante universitário da universidade federal de santa maria: uma análise descritiva. Sociais e Humanas, Santa Maria; v. 28, n.2, p. 83-108, 2015.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 5.ed, Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1993.

MOURA, M. A. P. et al. Grau de satisfação dos alunos da Universidade Federal do Piauí em relação aos serviços prestados pelo Restaurante Universitário do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba – PI. In: Congresso Internacional de Administração, Anais..., Ponta Grossa, PR, Brasil, 22 a26 de setembro de 2015.

OLIVEIRA, Z. M. C. A Unidade de alimentação e nutrição na empresa. In: TEIXEIRA S. M. F. G. et al. Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. São Paulo: Atheneu, 2004. p. 13-77

OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral approach. Boston: McGraw-Hill, 1997.

PASSADOR, J. L.; FILHO, D. O. L.; SPANHOL, P. S.; RODRIGUES, F. S.; SABES, J. J. S. A percepção do consumidor de alimentos “fora de casa”: um estudo multicaso na cidade de Campo Grande/MS.In: SIMPEP, XIII, Anais..., Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006.

PROENÇA, R. P. C.; SOUZA, A. A.; HERING, B. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. Florianópolis: EdUFSC, 2005. 221p.

PROENÇA, R.P.C. Inovações tecnológicas na produção de refeições: conceitos e aplicações básicas. Higiene Alimentar, São Paulo, v.13, n.63, p.24-30, 1999

ROHR, A. R.; MASIERO, M. S.; KLIEMANN NETO, F. J. Proposta de um sistema de gestão de custos para o Restaurante Universitário da Universidade federal do Rio Grande do Sul. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXX, Anais..., 2010.

SILVA, S. M. C. S.; MARTINEZ, S. Cardápio: guia prático para elaboração. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 279p.

SOLOMON, Michel R. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre, Bookman,200

TONTINI, G.; SANT’ANA, A. J. Interação de atributos atrativos e obrigatórios de um serviço na satisfação do cliente. Produção, São Carlos, v. 18, n. 1, p. 112-125,2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-134