Um olhar psicopedagógico sobre a leitura na primeira infância, prática significativa para a vida / A psicopedagogical look at reading in first childhood, significant practice for life

Authors

  • Maria Cinthia Cavalcanti da Silva Elias Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Carmelo Souza da Silva
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-214

Keywords:

Leitura. Formação pessoal. Ensino-aprendizagem.

Abstract

Esse artigo propõe uma reflexão sobre o incentivo à leitura na primeira infância, durante a educação infantil, a leitura é primordial para o desenvolvimento cognitivo, criativo, artístico, da linguagem, entre outros, e para a aprendizagem de mundo. Assim se faz fundamental que todos os educandos na educação infantil sejam motivados ao hábito da leitura em todas as suas formas, para uma melhor significação, onde os processos cognitivos, afetivo e de interação estejam diretamente ligados. A leitura é uma prática fundamental a contribuir para essa formação, basta que hajam incentivos a essa atividade, sendo assim um direito inerente a criança. Incentivar a prática da leitura é um grande desafio, e compete ao educador buscar melhorias a essa atividade nas salas de aula. Onde o psicopedagogo terá grande papel em articular de maneira colaborativa para as partes, tornando o processo mais viável da melhor maneira. Consta das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil o favorecimento à imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Havendo, pois, uma melhor leitura de mundo, relação, respeito e convivência em nossa sociedade, um cidadão crítico e atuante faz desse seu meio um lugar melhor para viver.

 

 

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. ( Série Pensamento e Ação no Magistério).

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, 2003. 52 p. : 30 cm.

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010.

_______, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

ELIA, M.F., SAMPAIO, F.F. Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de Pesquisa-Ação a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 102-109, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se contemplam.

ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

_______. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Ed. Especial. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Published

2019-12-16

How to Cite

Elias, M. C. C. da S., Silva, C. S. da, & Coutinho, D. J. G. (2019). Um olhar psicopedagógico sobre a leitura na primeira infância, prática significativa para a vida / A psicopedagogical look at reading in first childhood, significant practice for life. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31116–31128. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-214

Issue

Section

Original Papers