Reescritura colaborativa: uma análise das visões dos educadores do 6º ao 9º ano em uma unidade de ensino do município de João Alfredo-PE/ Collaborative rewriting: an analysis of the views of educators from 6th to 9th grade in a teaching unit of João Alfredo-PE

Authors

  • Claudio Cesar Albuquerque de Luna
  • Maria das Graças Silva
  • Mayra Aliete Oliveira Negromonte
  • Diogenes Jose Gusmao Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-217

Keywords:

Reescritura, Colaborativa, Educador.

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de práticas pedagógicas realizadas com turmas do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental Anos Finais situada no município de João Alfredo-PE, priorizando o trabalho de reescritura colaborativa no contexto da sala de aula. Desta forma, a meta centra-se no cotidiano do alunado observando as práticas de escrita e reescrita nas aulas de português mediante as visões dos educadores.Principalmente do 6º ao 9º ano que encaram um período de transição da leitura ingênua para crítica, surgem muitas dúvidas e é necessário assim um foco nesse despertar da criticidade. Como objetivo geral destaca-se reconhecer a visão dos educadores sobre a prática da reescritura colaborativa do 6º ao 9º ano em uma Unidade de Ensino em João Alfredo-PE.  A reescritura colaborativa é um processo que demanda a reformulação de ideias juntamente com um grupo, favorecendo assim um olhar crítico e o aprimoramento avaliativo emrelação às produções. Desta forma é um instrumento que quando realizadopelos alunos,estimulaa proficiência, criticidade e companheirismo em relação a auto- avaliação, bem como respeito à opinião do outro. É muito válido tornar a reescritura colaborativa uma prioridade por meio de sua necessidade na hora das revisões textuais.O educador é agente nesse processo e sua visão sobre os benefícios da reescritura colaborativa revelam a forma como a encaram seu processo no ambiente educacional.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 1997.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

SERAFINI, M. T. A correção. In: Como escrever textos. Rio de Janeiro. Globo, 1997.

SOUZA, L. B. M. A Importância da Leitura para a Formação de uma Sociedade Consciente. Revista UNIRB [online], Salvador, v.1, n.2, p. 101-110, 2008-2009. Disponível em:. Acesso em: 29 agosto. 2019.

Published

2019-12-16

How to Cite

Luna, C. C. A. de, Silva, M. das G., Negromonte, M. A. O., & Coutinho, D. J. G. (2019). Reescritura colaborativa: uma análise das visões dos educadores do 6º ao 9º ano em uma unidade de ensino do município de João Alfredo-PE/ Collaborative rewriting: an analysis of the views of educators from 6th to 9th grade in a teaching unit of João Alfredo-PE. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31147–31156. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-217

Issue

Section

Original Papers