Planejamento e gerenciamento de obras: variáveis que ocasionam atraso na construção civil / Planning and works management: variables that cause delays in construction

Authors

  • Daysa Palloma da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maria Victória Leal de Almeida Nascimento
  • Thays Cordeiro dos Santos
  • Thaísa Mayane Tabosa da Silva
  • José Henrique Reis de Carvalho Tabosa
  • Rodrigo Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-221

Keywords:

Planejamento. Gerenciamento. MS-Project.

Abstract

Esse trabalho apresenta uma temática sobre a deficiência em obras verticais da construção civil abordando as principais causas de atraso no Brasil, mostra a importância de um planejamento e gerenciamento e as consequências que traz a ausência de algum destes ou de ambos. Tomando como exemplo prático o dia a dia e o planejamento de um edifício, será apresentado um estudo de caso de uma obra vertical e residencial localizada na cidade de Caruaru-PE, essa obra se desenvolveu a partir de um planejamento estratégico através do Software MS Project. Este trabalho objetiva detalhar quais os motivos que ocasionam atrasos constantes em obras verticais residenciais buscando identificar se essas variáveis têm relação direta com a forma organizacional da empresa fazendo uma comparação entre os métodos abordados no referencial teórico sobre planejamento e gerenciamento e os métodos aplicados pela empresa na prática. A averiguação do tema se fez necessário devido a cenários comuns de construtoras e empresas não conseguirem concluir obras verticais dentro do prazo previsto, tanto no setor residencial quanto no setor comercial e corporativo. Com base no estudo de caso constatou-se que a aplicação de um software deve ser pensada como adjuvante solucionador principalmente para controlar situações nas quais as empresas não conseguem dar conta das demandas do dia a dia. Advertindo que as ferramentas de planejamento precisam ser aplicadas de forma correta, controladas e reavaliadas constantemente para se obter melhores resultados nos processos e aumento na qualidade do projeto, além da necessidade de saber gerenciar o planejamento da obra de forma que repare ou diminua os atrasos comuns em edifícios.

 

 

References

BLOG FINANÇAS 360. Gestão Financeira | Finanças 360, 2016. Disponivel em:

<https://blog.financas360.com.br/gestao-de-estoque-entenda-a-diferenca-entre-peps- ueps-e-mpm/>. Acesso em: 11 20 2018.

COSTA, A. H. D. Aplicações da curva S e do método do caminho crítico no planejamento de obras. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 65. 2017.

FERREIRA, F. M. P. F. R.; ROTONDARO, R. G. Benefícios da aplicação da ferramenta cpm no planejamento operacional e no controle físico da produção na indústria da construção civil sub-setor de edificações. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2001.

HOZUMI, C. R. J.; SOARES , C. A. P.; BROCHADO, M. R. Processos de

gerenciamento de projetos de engenharia com padrão PMI: eficácia de sua aplicação. Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Fortaleza. 2006.

LIMMER, C. V. Planejamento, orçamento e controle de projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística – Universidade de Santa Catarina. Santa Catarina. 2012.

MATTOS, A. D. Planejamento e Controle de Obras. 1. ed. São Paulo: Pini, v. I, 2010. ISBN 9878-8S-7266-223-9. Disponivel em:

<https://philipepradoengenharia.files.wordpress.com/2018/02/planejamento-e-controle- de-obras-aldo-dc3b3rea-mattos.pdf>. Acesso em: 8 Agosto 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Ministério da Educação. Brasília. 2000.

NOVENTA TI. Conceitos e vantagens de um histograma de mão de obra bem feito. Noventa, 2018. Disponivel em: <https://noventa.com.br/blog/histograma-de-mao-de- obra/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PINHEIRO, A. C. D. F. B.; CRIVELARO, M. Planejamento e Custos de Obras. 1. ed. [S.l.]: [s.n.], 2014.

PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)/Project Management Institute. 6ª. ed. Newtown Square, Pensilvânia: [s.n.], 2017.

PORTUGAL, M. A. Como gerenciar projetos de construção civil: do orçamento à entrega da obra. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2019-12-16

How to Cite

Silva, D. P. da, Nascimento, M. V. L. de A., Santos, T. C. dos, Silva, T. M. T. da, Tabosa, J. H. R. de C., & Araújo, R. (2019). Planejamento e gerenciamento de obras: variáveis que ocasionam atraso na construção civil / Planning and works management: variables that cause delays in construction. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31190–31204. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-221

Issue

Section

Original Papers