Análise da logística de distribuição de combustíveis líquidos no Ceara/ Analysis of distribution logistics of liquid fuels in Ceara

Authors

  • Larisse Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-084.

Keywords:

Logística, Distribuição, Custos, Combustíveis.

Abstract

A logística de distribuição de combustíveis líquidos possui influência direta na economia sendo fator fundamental para o êxito das atividades da indústria petrolífera.  No atual cenário petrolífero do Brasil, sua deficiência nos processos logísticos de distribuição e a carência de modais de transporte nos direcionou para o estudo que se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa, como funciona a distribuição logística de combustíveis líquidos no Ceará? No referencial foram abordados assuntos que compõem a cadeia logística nacional de petróleo e derivados, sejam a cadeia de suprimentos petrolífera, a cadeia de distribuição, o transporte, o operador logístico e os custos logísticos. A metodologia desta pesquisa é descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Nas analises identificamos os processos logísticos de distribuição, identificamos os gargalos desta etapa da cadeia e o impacto dos custos na tomada de decisão. Conclui-se que esta cadeia é complexa e demanda alto investimento, bem como operações especializadas e apresenta uma grande quantidade de gargalos, como o alto preço de aquisição do produto para composição de estoque das empresas distribuidoras e a falta de infraestrutura nos modais de transporte existentes para realizar o transporte de mercadoria ao cliente final.

References

ANDRADE, L. F. C. Análise de investimentos na cadeia de suprimentos downstream da indústria petrolífera: proposta de um modelo de programação linear inteira mista. Dissertação de Mestrado – Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.

ANP. Panorama do abastecimento de combustíveis: 2017. Rio de Janeiro: ANP, 2017.

BALLA, B. R. Utilização de operadores integradores na cadeia de suprimentos e logística da indústria de petróleo e gás no Brasil: uma proposta de valor dos operadores para os gestores da indústria. Mestrado Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas, Escola brasileira de administração pública e de empresas, 2016.

BENEDETTI, M. H. et al. Possíveis interações entre o desenvolvimento sustentável e a logística de combustíveis. Produção, v. 19, n. 1, p. 129-142, 2009.

BRANSKI, R. M. Logística na cadeia do petróleo: uma revisão sistemática. Revista ANPET: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, Ouro Preto, MG, p. 915-927, 2015.

CASTIGLIONI, J. A. M.; PIGOZZO, L. Transporte e distribuição. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operações. Pearson, 6° edição, 2016.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Tradução de Ez2translate. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CORRÊA, H. L. Administração de Cadeias de Suprimento e Logística: o essencial. São Paulo: Atlas, 2014.

FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2012.

FIALHO, R. C. N. et al. Impacto do uso de embalagens na comercialização de abacaxis da Ceasa Minas pela análise do custo logístico total. Custos e agronegócio online, v. 10, n. 1, p. 80-100, jan./ mar. 2014.

LISZBINSKI, B. B. et al. Custos logísticos: um levantamento da produção científica na última década no Brasil. XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. 2013.

MELLO, L. F. S. Uma proposta de indicadores de desempenho na área internacional da PETROBRÁS: Uma abordagem sob o ponto de vista logístico. Dissertação de Mestrado – Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2005.

NOGUEIRA, A. S. Logística Empresarial:Um guia prático de operações logísticas. 2. ed. São Paulo,Atlas, 2018.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. 4 ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

SILVA, D. S. et al. Análise de custos e sua importância na tomada de decisão em pequenas empresas do ramo alimentício: Um estudo de caso. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.

SILVA, Rodrigo F. Levantamento e avaliação dos custos na logística do transporte rodoviário. Monografia – Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015.

Published

2020-01-09

How to Cite

Costa, L. O. (2020). Análise da logística de distribuição de combustíveis líquidos no Ceara/ Analysis of distribution logistics of liquid fuels in Ceara. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1201–1215. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-084.

Issue

Section

Original Papers