Análise de mistura entre solo e material cerâmico resultante de resíduos da fabricação de tijolos/ Mix analysis between soil and ceramic material resulting from brick manufacture waste

João Paulo Souza Silva

Abstract


Esta pesquisa objetiva o estudo da mistura entre solo e resíduo de material cerâmico , com fins de pavimentação no estado doTocantins, pela caracterização do resíduo, estudo de dosagem da mistura, compactação das misturas e realização de ensaios físicos e mecânico. O basalto e o ligante apresentaram valores padrões e dentro dos limites de aceitação exigidos. A partir da análise dos resultados, observou-se que a utilização de resíduos de cerâmica vermelha como agregado na camada de base de pavimento rodoviário no município de Palmas-TO é indicada, principalmente quando analisado o método ISC, obtendo um resultado conforme recomendação do DNIT.


Keywords


resíduo de cerâmica vermelha, pavimentação, camdada de Base.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados reciclados de resíduos sólidas da construção civil – Execução de camadas de pavimentação: NBR 15115. Rio de Janeiro,2004.

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes. Manual de Pavimentação. 3ed. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. IPR, Rio de Janeiro, 2006 274p.

DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. ME 049/94 – Indice de Suporte Califórnia utilizando amostras não trabalhadas. 3ed. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. IPR, Rio de Janeiro, 1994.

_____. Solos – determinação do índice de densidade real: DNER-ME 093/94. Rio de Janeiro, 1994.

DIAS, J. F. Avaliação de resíduos da fabricação de telhas de cerâmicas para seu emprego em camadas de pavimento de baixo custo. 2004. 251 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Anual da Indústria da Construção. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.

PINTO, C. S. Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas. 2006. 3.ed. Oficina Textos. São Paulo. 2006.

REDIVO, I. M. Utilização de resíduo de cerâmica vermelha em mistura com solo em camadas de pavimentos com baixo volume de tráfego. 2011.160f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-108

Refbacks

  • There are currently no refbacks.