Modelagem de Superfícies para Análise de Estabilização de Recalques na Perspectiva da Interação Solo Estrutura/ Surface Modeling for Discharge Stabilization Analysis from a Soil Interaction Perspective Structure

Pedro Henrique Abem-Athar Frias, Gabriela de Athayde Duboc Bahia, Neusa Maria Bezerra Mota, Tiago Merllo Pereira

Abstract


Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da interação solo-estrutura através da deformada de recalques. Para tanto, elaborou-se um código de programação para geração das deformadas, utilizando um modelo de dispersão de dados junto à interpolação espacial de malha triangular. Em seguida, realizou-se uma comparação entre consecutivas análises de monitoramento de recalques realizados em um edifício localizado em Ceilândia/DF. Por meio das análises determinaram-se as possíveis causas de variação de recalque repentina de determinados pilares, além de detectar o alcance do estado de adensamento secundário. Por meio do estudo foi possível verificar que os indicadores de desempenho mostraram-se satisfatórios.


Keywords


Monitoramento, Adensamento, Recalque.

References


Associação Brasileira de Normas Técnicas (2010). NBR 6122: Projetos e Execução de Fundações, Rio de Janeiro, p. 8.

Alonso, U. R. (1991). Previsão e Comprovação da Carga Admissível em Estacas, 1a ed., Editora Edgar Blucher Ltda, São Paulo, p. 14.

Barros, R. A. (2005). Avaliação do Comportamento de Fundações em Estaca Hélice através de Medidas de Recalque, Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense, 118 p.

Braja, M. Das. (2012). Fundamentos de Engenharia Geotécnica, 7a ed. [s.l.], Cengage, 632p..

Gusmão, A. D. (1990). Estudo da Interação Solo-Estrutura e sua Influência em Recalques de Edificações, Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/RJ, 165 p.

Melo, M. C. (2003). Uma Análise de Recalques Associada a Biodegradação no Aterro de Resíduos Sólidos da Muribeca, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 127p.

Milititsky, J.; Consoli, N. C.; Schnaid, F. (2015). Patologia das Fundações, 2a ed., oficina de textos, São Paulo, 63p.

Rebello, Y. C. P. (2011). Fundações: Guia Prático de Projeto, Execução e Dimensionamento, 3a ed., Editora zigurate, São Paulo, 240 p.

Simons, N. E. e Menzies, B. K. (1977). A short Course in Foundationa Engeneering, London: Butterworth & Co, 518 p.

Velloso, D. A. e Lopes, F. R. (1997). Fundações Critérios de Projeto, Investigação do Subsolo, Fundações Superficiais e Fundações Profundas, Vol. Completo, Oficina de textos, São Paulo, 63p.

Velloso, D. A. e Lopes, F. R. (2011). Fundações Critérios de Projeto, Investigação do Subsolo, Fundações Superficiais e Fundações Profundas, 2a ed., V. 1, Oficina de textos, São Paulo, 63p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-111

Refbacks

  • There are currently no refbacks.