Análise dos processos internos e do fluxo de informações no setor de recebimento fiscal em uma empresa multinacional / Analysis of internal processes and information flow in the tax receiving sector in a multinational company

Authors

  • Francisco Henrique dos Santos Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Átila de Freitas
  • Kaio de Freitas Araújo
  • Samara Mírian Nobre de Castro
  • Priscila Gomes de Araújo Vidal Freitas
  • Sebastião Darlio Rodrigues da Silva
  • Marcos Wender Santiago Marinho
  • Luiz Daniel Vidal Maia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-123

Keywords:

Eficiência, Eficácia, Processos, Fluxo de informações,

Abstract

Considerando a importância da eficiência na passagem de informações, proporcionando eficácia dos processos e vantagens competitivas no mercado. Considera-se as informações, objetivas e tempestivas, essenciais para a tomada de decisões. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma análise dos processos internos e do fluxo de informações no setor de recebimento fiscal em uma empresa multinacional, abordando os impactos de possíveis falhas e os principais problemas observados no decorrer de 1 (um) ano de análise. Esta análise objetiva propor possíveis melhorias a partir da geração de novas ideias que possibilitem aumentar a eficiência dos processos e gerar mais rapidez no fluxo de informações.

 

 

References

CARDOSO, Gheisa Zuccari, SILVA, Reinaldo Ramos. Mapeamento do fluxo de recebimento de materiais em uma indústria automobilística do sul fluminense. AEDB. Rio de Janeiro, RJ. 2015.

FREITAS, Gabriela Lucilla. Padronização de processos internos de uma empresa especializada em software livre. UNIVATES. Lajeado, RS. 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. UFRGS. Porto Alegre, RS. 2009.

JONES, Graciela Dias Coelho, SILVA, Vanessa Ramos da; Análise do gerenciamento do processo de recebimento e arquivamento de documentos fiscais em uma empresa prestadora de serviços contábeis mineira. UFU. Uberlândia, MG. 2102.

Published

2020-01-14

How to Cite

Silva, F. H. dos S., Freitas, Átila de, Araújo, K. de F., Castro, S. M. N. de, Freitas, P. G. de A. V., Silva, S. D. R. da, Marinho, M. W. S., & Maia, L. D. V. (2020). Análise dos processos internos e do fluxo de informações no setor de recebimento fiscal em uma empresa multinacional / Analysis of internal processes and information flow in the tax receiving sector in a multinational company. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1775–1781. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-123

Issue

Section

Original Papers