Pokémon Go como estratégia de marketing: Como as empresas usam o jogo mobile para atrair clientes / Pokémon Go as a Marketing Strategy: How Companies Use Mobile Gaming to Attract Customers

Authors

  • Gabriel da Costa Patrocinio

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-152

Keywords:

Estratégia, Marketing, Pokémon Go, Jogos, Mobile

Abstract

O artigo pretende abordar a utilização do jogo mobile Pokémon Go como estratégia de marketing pelas empresas para engajar e atrair clientes. O jogo consiste na necessidade de se locomover com o smartphone pela cidade em busca de capturar os bichinhos virtuais utilizando a tecnologia de realidade aumentada. Nessa jornada, os jogadores passam por diversos pontos estratégicos graças ao sistema de geolocalização, no qual o mapa sinaliza os lugares com maiores aglomerações de Pokémon para serem capturados. Com isso, as marcas são capazes de criar estratégias para atrair esses jogadores que podem ser possíveis consumidores para sua loja física, criando eventos, utilizando itens e outros recursos que o próprio jogo oferece que ajudam a atrair Pokémon e aumentar o fluxo de pessoas em um determinado local. Dividimos o artigo em três etapas: a apresentação do Pokémon e o fenômeno e popularização desse produto; o jogo mobile Pokémon Go e suas tecnologias; a utilização do jogo pelas empresas como estratégia de marketing, apresentando alguns estudos de caso de sucesso com esse recurso. Com isso, apresentaremos nossas considerações finais e mostraremos como é possível incorporar os jogos como ferramentas de engajamento de consumidores.

References

AGRELA, Pokémon Go pode ter parceria com McDonald’s < http://exame.abril.com.br/tecnologia/pokemon-go-pode-ter-parceria-com-mcdonald-s/> Acesso em 12 de janeiro de 2017.

CARVALHO, Henrique. O Fenômeno Mundial de Pokémon <http://viverdeblog.com/pokemon/> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

DIAS, Gabriel. MINHA ESTRATÉGIA! – Pokemon Go. < http://www.dom7.com.br/marketing-pokemon-go/> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

EBC, Rádios. Entenda o fenômeno Pokemon GO e a realidade aumentada < http://www.ebc.com.br/tecnologia/2016/07/pcombr-ano-03-62> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

EFE, Agência. Pokemon: franquia continua a cresce após 20 anos de sucesso. <http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/02/pokemon-franquia-continua-crescer-apos-20-anos-de-sucesso.html> Acesso em 10 de janeiro de 2017

COPAG, EQUIPE. Especial Pikachu < http://www.copag.com.br/pokemon/especial-pikachu-o-pokemon-mais-famoso-de-todos/> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

GODOY, Bruno. Pokemon Go e as estratégias de marketing < https://www.linkedin.com/pulse/atrair-clientes-com-o-pokémon-go-para-seu-negócio-saiba-bruno-godoy> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

MONTEIRO, Rafael. Pokemon Go Quebrou cinco recordes no Guiness < http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/pokemon-go-quebrou-cinco-recordes-no-livro-guinness-conheca-todos.html> Acesso em 12 de fevereiro de 2017.

PACETE, Luiz Gustavo. Sucesso do Pokemon Go: ações não oficiais < http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2016/08/02/sucesso-do-pokemon-go-gera-acoes-nao-oficiais.html> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

REUTERS. Pokemon Go pode ser ferramenta de marketing para varejistas. < http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/07/pokemon-go-pode-ser-ferramenta-de-marketing-para-varejistas.html> Acesso em 10 de janeiro de 2017.

SWENEY, MARK. A Apple agradece ao Pikachu < http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-apple-agradece-ao-pikachu> Acesso em 10 de fevereiro de 2017.

SILVA, Bruno. 7 motivos que explicam o sucesso da franquia < https://omelete.uol.com.br/games/lista/pokemon-7-motivos-que-explicam-o-sucesso-da-franquia/4/> Acesso em 10 de fevereiro de 2017.

Published

2020-01-15

How to Cite

Patrocinio, G. da C. (2020). Pokémon Go como estratégia de marketing: Como as empresas usam o jogo mobile para atrair clientes / Pokémon Go as a Marketing Strategy: How Companies Use Mobile Gaming to Attract Customers. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2108–2120. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-152

Issue

Section

Original Papers