A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis

Alana Fernandes Nascimento Santos, Juliana Helena Montezeli, Andréia Bendine Gastaldi, Mara Lúcia Garanhani, Carolina Rodrigues Milhorini

Abstract


A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento.


Keywords


Enfermagem; Bioética; Currículo Integrado; Formação Acadêmica. abstract

References


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37.

BRASIL. Conselho Regional de Enfermagem- COFEN. Resolução 311/2007 realizada em 30,31 de Janeiro de 2007. Aprova reformulação do código de ética dos profissionais de Enfermagem. Conselho Regional de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, 8 fev. 2007. Disponível em: http://se.corens.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-resolucao-cofen-3112007. Acesso em: 04 ago. 2014.

CARVALHO, V. Ética e valores na prática profissional em saúde: considerações filosóficas,

pedagógicas e políticas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.45, n. esp., p.1797-1802, 2011.

FERREIRA, H.M, RAMOS, L.H. Diretrizes curriculares para o ensino da ética na graduação em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v.19, n.3, p.328-331, 2006.

FREITAS, G. F.; OGUISSO, T. Ocorrências éticas com profissionais de enfermagem: um estudo quantitativo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n.1, p.34-40, 2008. 34-40.

GARANHANI, M. L. OLIVEIRA, M.T, PINTO.A.C, SIMÕES.T.R, GUARIENTE M.H.D.M, Integrated Nursing Curriculum in Brazil: A 13-Year Experience. Creative Education, USA, v.4, n.12b, p.66-74, December, 2013.a

GARANHANI, Mara Lúcia, VANNUCHI, Marli Terezinha, PINTO, A.C; SIMOES, T.R; GUARIENTE, Maria Helena Dantes de Menezes. Integrated Nursing Curriculum in Brazil: A 13 year Experience. Creative Eduacation, v.4,p66-74, 2013b.

GARANHANI; VALLE, E.R.M. do. Educação em Enfermagem: análise existencial em um currículo integrado sob o olhar de Heidegger. 1. ed. Londrina: Eduel, 2010, v.1, p.51-70.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.

GODOY, C.B, SOUZA.N.A. Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes. R Bras. Enferm., Brasflia. v. 54, n.3, p. 427-434. jul.lsel. 2001

GUARIENTE, M. H. D. de M. KIKUCHI, E. M.; GUARIENTE, M. H. D. de M. Seivas do currículo integrado de enfermagem. In:. (Orgs.) Currículo integrado: a experiência da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012. p.93-128.

MASCARENHAS, N.B; ROSA, D.O.S. Ensino da bioética na formação do Enfermeiro: interface com a bibliografia adotada, Salvador BA, abr- 2010a.

MASCARENHAS, N.B. ROSA D.O.S. Bioética e formação do Enfermeiro: uma interface necessária. Florianópolis, abr-jun, 2010b.

MARÇAL.M, MARCOSIN.M, XAVIER. J, SILVEIRA. L, ALVEZ. V, LEMOS.A. Análise de projetos pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 28, n. 2, p. 117-125, maio/ago. 2014

KIKUCHI, E. M.; GUARIENTE, M. H. D. de M. (Orgs.) Currículo integrado: a experiência da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012.

SILVA, JOSILAINE PORFÍRIO DA ; GARANHANI, MARA LUCIA ; GUARIENTE, MARIA HELENA DANTAS DE MENEZES . Nursing care systems and complex thought in nursing education: document analysis. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online), v. 35, p. 128-134, 2014.

PESSALACIA, J.D.R, OLIVEIRA. V.C, RENNÓ, H.M.S, GUIMARÃES. E.A.A. Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2011 mar-abr; 64(2): 393-8.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-182

Refbacks

  • There are currently no refbacks.