Acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes entre os membros da equipe de enfermagem do pronto-socorro e centro cirúrgico do hospital regional de Tucuruí-PA / Accidents of work with sharpening materials between the members of the emergency and surgical center nursing team of the regional hospital of Tucuruí-PA

Caroline Lima Garcia, Brenda Crystina de Araújo Silva, José Benedito dos Santos Batista Neto, Franck Charles Carvalho da Silva, Benedito do Carmo Gomes Cantão, Herberth Rick Dos Santos Silva, Anderson Bentes de Lima

Abstract


Acidentes com perfurocortantes ainda acontecem com frequência na equipe de enfermagem, representado um grande risco para esses profissionais. No que diz respeito aos locais de ocorrência desses acidentes, destaca-se na literatura, as áreas críticas de um hospital, como o Pronto-socorro e o Centro Cirúrgico. Em virtude disso, este estudo teve como objetivo verificar os eventos envolvendo acidentes com materiais perfurocortantes entre os membros da equipe de enfermagem do Pronto-socorro e Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí no ano de 2016, bem como analisar algumas características dos acidentes. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa, de caráter descritivo, onde os profissionais que se enquadraram nos critérios de inclusão participaram mediante a assinatura do TCLE, respondendo um formulário contendo 15 perguntas abertas e fechadas. A análise e discussão dos dados foram divididas em Distribuição dos acidentes e perfil dos acidentados e Caracterização dos acidentes. Constatou-se que em 2016 dentre os membros da equipe de enfermagem dos dois setores ocorreram 20 acidentes e a maior parte se concentrou na unidade de pronto-socorro, 11 (55%). A categoria profissional predominante nos acidentes foi a de técnico de enfermagem no total de 18 (90%) pessoas, com predominância do sexo feminino totalizando 15 (75%). A maioria dos acidentes aconteceu no posto de enfermagem (no pronto-socorro) e a sala de cirurgia, representando 09 (45%) dos acidentes e a atividade mais relacionada ao acidente foi o preparo de medicação 12 (60%). A mão esquerda foi a mais atingida 11 (55%) e a causa mais frequente dos acidentes foi o descuido/distração 04 (20%). Apesar de assuntos sobre esse tipo de acidente já ser bem discutido há muito tempo, acredita-se que tanto os trabalhadores quanto as instituições de saúde necessitam atentarem ainda mais para o problema, visando adotar medidas preventivas para a redução dos números destes acidentes ocupacionais.

 

 

 

 


Keywords


Riscos ocupacionais; Saúde do trabalhador; Material biológico; Equipe de enfermagem.

References


AMARAL, Sueli Andrade et al. Acidentes com material perfurocortante entre profissionais de saúde em hospital privado de Vitória da Conquista – BA. Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.101-114, jul./dez. 2005.

FELIPE, Bárbara Olívia Aparecida Carneiro. Características dos acidentes com perfurocortantes, significados e sentimentos dos profissionais de enfermagem acidentados. 2012. 88 F. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá, 2012.

LIMA, Lidiane Monte et. al. Incidência de acidentes ocupacionais envolvendo profissionais de enfermagem em um hospital público. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, Teresina. v.4, n.3, p.39-43, Jul-Ago-Set. 2011.

OLIVEIRA, Adriana Cristina; DIAZ, Mario Ernesto Piscoya. Acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes entre a Equipe multiprofissional de uma unidade de emergência. Cienc Cuid Saude, v. 9, n.2, p. 341-249, abri-junho, 2010.

OLIVEIRA, Adriana Cristina; GONCALVES, Jacqueline de Almeida. Acidente ocupacional por material perfurocortante entre Profissionais de Saúde de um Centro Cirúrgico. Revista escola enfermagem USP, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 482-487, junho de 2010.

RIBEIRO, Polyana da Costa; RIBEIRO, Ana Claúdia da Costa; JÚNIOR, Franciso de Paula Barroso Lima. Perfil dos acidentes de trabalho em um hospital de Teresina, PI. Cogitare Enferm 2010. Jan/Mar.

RIBEIRO, Emílio José Gonçalves; SHIMIZU, Helena Eri. Acidentes de trabalho com trabalhadores de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, p. 535-540, 2007.

RODRIGUES, Vitor Silva. Acidentes de trabalho da enfermagem com perfurocortantes em um hospital universitário: estratégias para prevenção. 2017. 81 F. Monografia (Programa de pós-graduação, mestrado profissional em saúde ambiental e saúde do trabalhador) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

TOMAZIN, Cybelle Cristina; BENATTI, Maria Cecília Cardoso. Acidente do trabalho por material perfurocortante em trabalhadores de Enfermagem. Revista gaúcha Enfermagem. Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.60-73, julho, 2001.

VERÇOSA, Rosa Caroline Mata; MONTEIRO, Vera Grácia Neumann; FERREIRA, Fabiana Andrea Soares. Acidentes com perfurocortantes entre profissionais de Enfermagem de um Hospital Universitário. Revista enfermagem UFPE on line, Recife, v. 8, n. 4, p. 864-71, abril, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-189

Refbacks

  • There are currently no refbacks.