As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability

Authors

  • Emília Danielle França Simões

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-220

Keywords:

Dificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolar

Abstract

O presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem.

 Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país.

References

BRASIL. Lei no. 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1991.

FREIRE, P. Papel do educador na alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SILVA, Algéria Varela. Vulnerabilidade Social e suas Consequências: O Contexto Educacional da Juventude na Região Metropolitana de Natal. In: Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007. Maceió. Disponível em >www.cchla.ufrn.br/rmnatal/artigo/artigo16.pdf

SOARES, Leôncio. Educação de jovens e Adultos. p. 7-132 (Diretrizes Curriculares Nacionais) Rio de janeiro: DP&A, 2002.

RAPOPORT, Andrea; SARMENTO, Dirléia Fanfa. Desenvolvimento e aprendizagem infantil: implicações no contexto do primeiro ano a partir da perspectiva Vygotskiana. In RAPOPORT, Andrea et al (orgs.). A Criança de seis anos no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009.

SOPELSA, Ortelina. Dificuldades de Aprendizagem: respostas em um atelier pedagógico. 2 ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

FERREIRA, Marlene de Cássia Trivellato; MARTURANO, Edna Maria. Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 35-44, 2002.

FONSECA, V. Introdução as dificuldades de Aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre:

Editora Artmed, 1995.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Published

2020-01-21

How to Cite

Simões, E. D. F. (2020). As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3037–3046. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-220

Issue

Section

Original Papers