A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem do educando / Family and school relationship in the education teaching-learning process

Emília Danielle França Simões, Diogenes José Gusmão Coutinho

Abstract


O artigo analisa as formas de interação entre a família e a escola, e a importância dessa relação no processo de ensino-aprendizagem do educando. Busca-se compreender em que medida ela se faz efetiva na sociedade contemporânea, além dos desafios e avanços inerentes a sua aplicabilidade prática. A ausência de diálogo permanente entre ambas instituições tem sido apontada como um dos principais problemas atuais para o sistema educacional, ao passo que, a colaboração entre elas, quando acontece, respeitando as especificidades que cada uma cumpre na formação sociocultural do indivíduo, com efeito, tem garantido resultados positivos na construção do conhecimento e de aprendizagens necessárias ao pleno desenvolvimento do estudante. Isso porque, tanto o espaço escolar quanto o ambiente doméstico constituem força ativa no agir da criança no mundo, atuando como mediadores na relação que ela mantém com a realidade em que vive. Desta maneira, conclui-se que a escola e a família são eixos fundamentais no movimento de formação dos sujeitos e no desenvolvimento de sua consciência histórica, portanto, devem caminhar lado a lado em direção a uma prática pedagógica efetiva.

Keywords


Família, Professores, Alunos, Escola pública brasileira, Ensino-aprendizagem.

References


CERRI, L. F. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional, Ponta Grossa, PR, v. 6, n.2, p. 93-112, 2001.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia (Ribeirao Preto), v. 36, p. 21-31, 2007.

FRANÇA, Julimar Pereira de. O Papel da Família no Processo de Ensino-Aprendizagem: O Caso da Escola Municipal Vingt Rosado em Areia Branca-Rn. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_29_09_20 14_19_55_46_idinscrito_645_fd0cbce9236162cf9b0484f463824ebc.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____________ Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D`água, 1997.

KUBO, O. M.; BOTOMÉ, Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação (Curitiba) , Curitiba, v. 5, p. 133-171, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-307

Refbacks

  • There are currently no refbacks.